São Paulo – Um grupo de mulheres percussionistas vem agitando as festas libanesas. Com apenas dez meses de formação, o Bloco Rubra Rosa já tocou na Fetê de la Musique, maior festival musical do Líbano, além de casamentos, festivais de rua, festas de aniversário, eventos beneficentes e outras comemorações. O bloco, liderado pela baiana Roberta Meireles, reúne 14 mulheres de diferentes nacionalidades.
Meireles não vem de família árabe e foi morar no Líbano a convite de um amigo para trabalhar com um projeto de capoeira, esporte do qual é instrutora. Lá, passou a fazer parte de um grupo misto de percussão. Com o fim desse grupo, ela teve a ideia de formar um só de mulheres.
“É uma ideia que vende bem no mercado, é interessante”, avalia. Ela conta que as integrantes não têm formação musical e que foram aprendendo a tocar durante os ensaios. “Elas foram aprendendo e tocando”, diz Meireles.
Hoje, o grupo toca instrumentos como caixa, repique, surdo, chocalho, xequerê, timbal, tamborim e cuíca. “Queremos colocar também o cavaquinho e a viola”, conta. Entre as integrantes, há mulheres do Brasil, Líbano, México e Venezuela. As brasileiras são a maioria e, segundo a líder do grupo, ajudam a entrosar as demais participantes com os ritmos nacionais.
Meireles conta que os instrumentos do grupo são fornecidos pela empresa Passos Alegres, uma companhia brasileira de entretenimento que atua no Líbano. Os equipamentos precisam ser importados do Brasil, já que não são encontrados para venda no país árabe.
No repertório do grupo estão os sons do samba, do samba-reggae e do afoxé, um ritmo ligado aos rituais do candomblé. Meireles diz que os libaneses gostam muito da música brasileira. “O ritmo baiano mexe mais com eles, mas o samba também os envolve”, afirma.
Sobre a participação das libanesas no grupo, ela garante que não houve dificuldade das árabes em aprender a tocar os instrumentos brasileiros. “A cultura musical percussiva aqui é grande. É muito parecida com a do Brasil”, completa.
Contato
Bloco Rubra Rosa
Página no Facebook: www.facebook.com/blocorubrarosa
Tel.: +961 3 182 426