São Paulo – A mulher muçulmana no Brasil será tema de um encontro nesta segunda-feira (07), em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. Três palestrantes mulheres vão falar sobre as condições e dificuldades encontradas pelas mulheres que seguem a religião islâmica na cultura ocidental. A palestra é chamada “A convivência da mulher árabe-muçulmana na cultura brasileira” e ocorre na Pinacoteca de São Bernardo do Campo de forma gratuita, às 19h30.
Quem vai falar é Magda Aref Abdul Latif, formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP) e vice-presidente do departamento feminino da Liga da Juventude Islâmica Beneficiente do Brasil, também Nadia Hussein, biomédica que desenvolve projetos no Centro de Pesquisa de Hematologia e Oncologia na Faculdade de Medicina do ABC, além de Verônica Hannis, formada em Pedagogia pela Universidade Metodista, pós-graduada em Educação Infantil, mestranda em Política da Educação e diretora do Colégio Islâmico Brasileiro.
A palestra faz parte do 1º Encontro Cultural Árabe-Muçulmano de São Bernardo do Campo, que começou no dia 31 de maio e segue até a quarta-feira (9). O evento foi iniciativa do Centro de Divulgação do Islam para a América Latina, da Organização da Conferência Islâmica, além da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, com apoio da Associação Mundial de Apresentação ao Islã (WWAI), afiliada à Liga Islâmica Mundial.
A programação incluiu desde palestras até exposições e ações sociais. As palestras abordaram temas como a presença árabe-islâmica no Brasil, a contribuição dos árabes para a ciência, a influência afro-islâmica na cultura e resistência à escravidão, integração árabe no Brasil, sabores e história da culinária árabe. Também foi lançado um selo e carimbo comemorativos do evento, com a logomarca oficial do encontro, pelos Correios.
De acordo com os organizadores, São Bernardo do Campo é uma das cidades com maior concentração de imigrantes árabes e descendentes da América Latina, em sua maioria praticantes do Islã. A idéia de promover o evento, segundo material divulgado, surgiu de conversas entre o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, e o presidente do Centro de Divulgação do Islam para a América Latina, Ahmad Ali Saifi.
Serviço:
Palestra: A convivência da mulher árabe-muçulmana na cultural brasileira
No dia 07 de junho, às 19h30
Na Pinacoteca de São Bernardo do Campo, rua Kara, 105 – Jardim do Mar
Entrada gratuita

