São Paulo – Após dias de intensa programação, lideranças empresariais de Unaizah, cidade que fica na província de Al Qassim, na Arábia Saudita, encerraram missão ao Brasil nesta quinta-feira (10) com o propósito de seguir desenvolvendo as relações comerciais que iniciaram na viagem em pelo menos duas frentes: na exportação de tâmaras sauditas e na importação de produtos brasileiros.
A Câmara de Comércio e Indústria de Unaizah realizou a missão ao Brasil representando o setor empresarial, com agenda entre a última segunda-feira (7) e esta quinta-feira. Em encontro na sede da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, com lideranças da instituição, na quinta pela tarde, os dirigentes da Câmara de Unaizah apresentaram seus planos de continuidade do relacionamento comercial desencadeado. A Câmara Árabe brasileira apoiou as atividades da entidade saudita no Brasil.
O presidente da Câmara de Comércio de Unaizah, Khaled Mohammad Alsaikhan, o vice-presidente Abdulrahman Mohammed Al-Keraida (também gerente geral da empresa Alkeraida Dates, de tâmaras) e o secretário-geral Ryiadh Abdulrahman Al Jowhar foram recebidos pelo vice-presidente de Relações Internacionais e secretário-geral da Câmara Árabe, Mohamad Mourad, o diretor William Atui, a analista de Relações Institucionais, Elaine Prates, e o assessor de Relações Institucionais, Bassel Abou Latif.
O grupo de sauditas desembarcou no Brasil com outros membros da Câmara de Comércio e Indústria de Unaizah para participar da feira de alimentos Anuga, que aconteceu na capital paulista entre a segunda-feira e a quinta-feira, e para cumprir uma agenda voltada ao relacionamento comercial. Além da Alkeraida Dates, as empresas sauditas Khalas Dates, Raghd e Zamil Food foram expositoras da feira.
Na agenda da missão ao Brasil, além da participação na Anuga, também estiveram as visitas à indústria Nature Food Tech, do interior paulista, que utiliza tâmaras na composição dos seus produtos, e à Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), grande centro de distribuição de alimentos. No local, os sauditas puderam observar a comercialização de tâmaras, falar sobre o uso da tecnologia no processamento da fruta e discutir a distribuição de produtos.
As lideranças da câmara saudita também tiveram encontro com o governador de Rondônia, Marcos Rocha (União Brasil) na Anuga, com quem trataram de oportunidades de negócios em Rondônia. O governador foi convidado a conhecer a temporada de colheita de tâmaras de Unaizah em agosto deste ano e prometeu que, se não puder ir, enviará o vice-governador, Sergio Gonçalves (União Brasil).
Rocha afirmou à ANBA que apresentou os produtos de Roraima aos sauditas, como pescados e café, e conversou sobre a importância de promover o comércio bilateral, pois a Arábia Saudita é grande importador de alimentos do Brasil e quer encontrar no País mais clientes para seus produtos, como as tâmaras.
Os sauditas visitaram ainda a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), entidade que representa o varejo paulista, onde conversaram sobre a importância de troca de informações e a cooperação, e falaram da sua disposição de exportar tâmaras ao Brasil e de aumentar a pauta de comércio com os brasileiros. O grupo foi recebido pelo economista da ACSP, Ulisses Ruiz de Gamboa.
Parceiras
A missão é resultado de um memorando de entendimentos assinado entre a Câmara Árabe e a Câmara de Unaizah no ano passado, a partir do qual também dirigentes da instituição brasileira visitaram a cidade saudita. Na reunião na Câmara Árabe, os dois lados falaram da vontade de seguir com a parceria.
“Trabalharemos juntos com o propósito de aumentar a distribuição das tâmaras sauditas no Brasil, sabendo que está entre as melhores do mundo”, disse Mourad. Falando à ANBA, Alsaikhan manifestou satisfação com a aceitação que as tâmaras sauditas tiveram entre os consumidores brasileiros.
Em outra frente, os dirigentes da Câmara de Comércio e Indústria de Unaizah se propuseram a criar uma plataforma para dar a conhecer as empresas brasileiras e seus produtos aos sauditas. No encontro, foram levantados alguns possíveis setores como foco da iniciativa, entre eles castanhas, biscoitos diet e calçados. O grupo de sauditas cumpriu sua agenda no Brasil acompanhado por Bassel Abou Latif.
Leia também:
Produtor saudita quer vender tâmaras ao Brasil
Brasileiros e sauditas negociam acordo em tâmaras