Algérie Presse Service*
Bruxelas – A União Européia quer concluir em breve um acordo energético com a Argélia, segundo informou a comissária para Relações Internacionais da UE, Benita Ferrero-Waldner, na abertura da Conferência Européia de Energia, nesta segunda-feira (20). A Comissão Européia já entregou um memorando inicial para membros do governo argelino e as negociações devem ocorrer em dezembro, quando uma missão do bloco visitará a Argélia.
Atualmente, 10% do gás natural consumido na UE é fornecido pela Argélia, mas o bloco pretende dobrar este volume, equiparando o volume comprado do país árabe do norte da áfrica com o volume de gás adquirido da Rússia, o principal fornecedor do bloco econômico.
A UE também pretende ampliar suas compras de gás natural de outros países da bacia do Mediterrâneo, entre eles o Egito (sexto maior fornecedor de GNL) e Líbia, que ainda não tem nenhum acordo de fornecimento com o bloco. A Síria, segundo Ferrero-Waldner, também é um potencial fornecedor pois recentemente descobriu reservas de gás natural e também pode servir como pólo para distribuição de gás proveniente do Iraque, Egito e outros países do Golfo.
*Tradução de Mark Ament