Marina Sarruf
São Paulo – O Instituto de Línguas da Universidade de Damasco, na Síria, já está preparado para iniciar o curso de português para alunos árabes. As aulas começam logo após o Ramadã, na primeira semana de novembro, e vão ser ministradas pela professora brasileira Paula Caffaro, licenciada em português e árabe pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em língua árabe pela mesma universidade. O curso é resultado da visita do ministro da Educação, Fernando Haddad, ao país árabe no começo deste ano.
"O Brasil cumpriu sua palavra. Demos o primeiro passo", afirmou o professor de árabe aposentando da UFRJ, João Baptista Vargens, que desenvolveu o Método Português para Falantes Árabes que será utilizado no curso. De acordo com ele, Paula recebeu duas bolsas de estudos, uma da Universidade de Damasco par fazer pós-graduação na língua árabe e outra do Ministério da Educação do Brasil para ensinar português aos alunos.
O curso será dividido em três módulos: de novembro a dezembro, de janeiro a fevereiro e de março a maio. O mês de junho será reservado para os exames finais. As aulas vão ser realizadas três vezes por semana e terão duas horas cada. O método de ensino será o livro desenvolvido por Vargens e seus alunos da pós-graduação da UFRJ e um CD, que será utilizado em aulas de laboratório. "Esse vai ser o primeiro curso de língua estrangeira da Universidade de Damasco que vai utilizar um método próprio para alunos árabes", disse Vargens.
Na última semana de setembro o professor esteve em Damasco onde se encontrou com o diretor do Instituto de Línguas da universidade síria, Wael Barakat, que disse estar ansioso pelo início do novo curso. "O governo brasileiro está fazendo uma ampla divulgação do curso na Síria. Existem muitos brasileiros que moram na Síria e não falam direito o português", disse Vargens.
Segundo ele, a idéia é mandar uma vez por ano um novo professor brasileiro licenciado em português-árabe para ministrar o curso de português em Damasco. "A intenção também é ampliar o curso para universidades no Líbano", completou Vargens. Ele disse ainda que a implementação do curso em Damasco é de suma importância para a divulgação da cultura brasileira na Síria. "O país árabe é tão próximo do Brasil pelo significativo número de imigrantes árabes que vieram para cá", afirmou.
Língua e cultura brasileira
O livro Método Português para Falantes Árabes, da editora Almádena, traz 26 lições com diferentes temas, como Carnaval, Futebol, Dia do Índio, Dia das Mães, Dia dos Namorados, Festa Junina, Proclamação da República, entre outros. No começo de cada lição há uma música brasileira relacionada ao assunto que será abordado durante a aula. Depois existem diálogos que explicam o tema da lição e a terceira parte são lições de gramática.

