São Paulo – A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), de Santa Catarina, levará seus alunos da pós-graduação para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, em 2015. A instituição de ensino tem um programa chamado Módulo Internacional que é oferecido todos os anos para estudantes e professores dos cursos de especialização, mestrado e doutorado. Neste ano a viagem ocorrerá em outubro e os destinos serão a China e os Emirados.
O objetivo do programa é que o aluno possa ter uma visão global para ser mais competitivo e colocar em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula. “Visitamos empresas, cidades e pontos turísticos. O importante é que os alunos possam conviver com a cultural local desde o turismo, economia até a gastronomia. Compreender a cultura local é o que se espera para que ela possa ser respeitada”, afirma a responsável pelo Módulo Internacional, Dinorá Floriani.
O Módulo Internacional já teve como destino Chile, Argentina, França, Estados Unidos, Cuba, Panamá e Espanha. Segundo informações do site da Univali, o programa de extensão promove a vivência em ambientes institucionais e empresariais no exterior, capacitando os alunos para enfrentarem desafios internacionais. Segundo Floriani, os alunos da pós da Univali são, em maioria, profissionais autônomos e funcionários de empresas com foco em investimentos estrangeiros, principalmente os dos cursos de Negócios Internacionais e Direito Internacional.
A próxima viagem vai ocorrer de 12 a 28 de outubro. A estadia em Dubai acontece partir do dia 25 e até agora já estão na programação atividades como um safári no deserto com jantar típico e show de dança árabe, em um acampamento de beduínos, a visita a empreendimentos como o famoso hotel Burj Al Arab, o edifício Burj Khalifa, que é o mais alto do mundo, às ilhas artificiais Palm Island, aos mercados do ouro e de especiarias e ao shopping Mall of the Emirates com sua estação de esqui artificial. Também está prevista visita a Abu Dhabi e a sua cidade sustentável, a Masdar, além de palestra no Instituto de Sustentabilidade dos Emirados.
“Dubai encanta pela riqueza arquitetônica e tecnológica, mesclando a modernidade com a cultura local. Empresas do mundo todo estão focando investimentos diretos nos países árabes. Acredito que a escolha dos Emirados Árabes possa contribuir não somente com uma melhor visão de mundo, mas também com quebra de paradigmas sobre os países árabes”, afirmou Floriani à ANBA.
Segundo ela, a Univali espera poder visitar também empresas locais, o que poderá proporcionar negócios e parcerias aos visitantes. “Como já estive nos Emirados Árabes mais de uma vez, acredito que a visita possa contribuir muito com o desenvolvimento de uma visão mais ampla de mundo e da competitividade internacional”, afirma.
A passagem pela China inclui a estadia em Guangzhou, Hong Kong e Pequim. Estão previstas visitas técnicas em indústria de eletrodomésticos, aula sobre produção industrial em uma universidade chinesa, visita a indústria de material de construção, aula teórica sobre internacionalização, visita à Canton Fair, uma das grandes feiras da região, ao porto de Hong Kong, a um shopping de eletrônicos, espetáculos, entre outras atividades.
O programa é pago a parte ao curso que o aluno frequenta na Univali e a empresa responsável pelo pacote de viagem é a Baumann Consultancy. Alunos podem obter mais informações pelos emails dinora@univali.br e melmarques@univali.br.
A Univali tem nove unidades nas cidades catarinenses de Florianópolis, Tijucas, São José, Biguaçu, Itajaí, Piçarras e Camburiú. Em São José e em Biguaçu há duas unidades.


