São Paulo – As universidades tunisianas de Cartago (Ucar) e de Manouba (UMA) assinaram um acordo com a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), no interior de São Paulo. O convênio prevê o intercâmbio de pessoas e conhecimento em diferentes áreas entre as instituições.
Uma delegação da Tunísia visitou a UFSCar nos últimos dias, formada pelas reitoras da Ucar, Olfa Sioud, e da UMA, Jouhaina Ghrib, e pela professora Cherifa Lakhoua (esq. na foto acima), coordenadora do mestrado em Hospitalidade e Turismo do Instituto de Altos Estudos Comerciais da Ucar. O grupo firmou o acordo com a reitora da universidade brasileira, Wanda Hoffmann.
“Com o acordo, nós podemos desenvolver ações como o intercâmbio de estudantes, professores e outros profissionais em várias disciplinas, mas principalmente nas áreas de empreendedorismo, turismo e hospitalidade”, disse Lakhoua à ANBA na noite desta segunda-feira (25). Ela destacou, porém, que há interesse em cooperação em outras áreas também, como biotecnologia, química e energias renováveis.
O turismo tem grande participação no Produto Interno Bruto (PIB) da Tunísia e é uma das principais fontes de divisas do país, que tem amplo know-how na área. A UFSCar oferece curso de Turismo em seu campus de Sorocaba, também no interior de São Paulo.
“As duas universidades [da Tunísia] têm como política diversificar seus acordos pelo mundo”, afirmou Lakhoua. “Temos muitos acordos com universidades da Europa, mas há cerca de três anos começamos a desenvolver parcerias com países mais distantes, como China, Índia, Canadá e Estados Unidos, então por que não na América do Sul? Quando encontramos uma boa conexão, fazemos”, explicou.
Segundo informações da UFSCar, o convênio permite, por exemplo, que um estudante da instituição brasileira faça disciplinas nas universidades tunisianas pelo período de até um ano. A parceria tem entre seus objetivos incentivar o empreendedorismo e a inovação.