São Paulo – Uma delegação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que esteve no Líbano na semana passada, assinou um acordo de cooperação com a Universidade Saint-Esprit de Kaslik (USEK) para promover o intercâmbio de professores e estudantes. A parceria faz parte do programa de internacionalização do ensino da UFPR.
"O Líbano é um país estratégico. Apesar dos problemas políticos, o país tem se desenvolvido e temos um ensino parecido", afirmou o professor Alzir Feippe Buffara Antunes, responsável pelas relações internacionais da UFPR. Segundo ele, além da parceria com a USEK, está para ser assinado um acordo de intercâmbio com a Universidade de Saint-Joseph, em Beirute.
A delegação brasileira visitou ainda a Universidade Libanesa. "Estou bastante animado com as conversas", disse Antunes, que também acredita que sairá um acordo com a Universidade Libanesa, que é a única pública das três visitadas. Segundo ele, as universidades libanesas recebem muitos estudantes estrangeiros, principalmente da Europa.
No caso da USEK, a universidade tem vários parceiros acadêmicos no Oriente Médio, Europa e Estados Unidos. A instituição também conta com o Centro de Estudos e Culturas da América Latina, que tem como objetivo difundir e estimular o conhecimento sobre a América Latina. O centro é dirigido pelo pesquisador brasileiro Roberto Khatlab, que esteve presente na assinatura do acordo entre as universidades.
Na USEK, a delegação do Paraná foi recebida pelo reitor da universidade, Hady Mahfouz, quem assinou o acordo e falou sobre a importância do intercâmbio de alunos entre as universidades. "Este encontro com a delegação da UFPR é ocasião para explorar as diferentes possibilidades de colaboração acadêmica e universitárias entre as duas instituições e de intercâmbio de diferentes pontos de vista", afirmou Mahfouz, em nota transmitida por Khatlab.
Segundo o pesquisador, a América Latina é uma das regiões que acolheu grande parte da emigração libanesa e do Oriente Médio e que forma hoje uma forte relação humana com o Líbano. O embaixador do Brasil no Líbano, Paulo Roberto Tarrisse da Fontoura, acompanhou a delegação do Paraná nas visitas.
UFPR
A Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, é uma das mais antigas do Brasil, de 1912. A instituição oferece cursos de graduação, especialização, mestrado e doutorado, além de cursos de extensão e pesquisa. Dentro do programa de internacionalização do ensino, a UFPR já tem acordos de cooperação com países da América Latina e Europa, com quem já realiza intercâmbios.