São Paulo – O açúcar produzido pela usina Coruripe, com sede no estado de Alagoas, no Nordeste do Brasil, já está presente em sete países árabes: Emirados Árabes Unidos, Síria, Arábia Saudita, Marrocos, Tunísia, Egito e Argélia. As primeiras exportações da companhia para os países do Oriente Médio e Norte da África foram fechadas em 1994 e devem seguir crescendo nos próximos anos.
“A cada safra a usina Coruripe busca aumentar a produção e exportação de açúcar e álcool, porém como nosso açúcar é todo vendido por meio das tradings, não entramos em contato com o consumidor final”, afirma Liliana Soutinho, responsável pelo departamento comercial. O açúcar é o carro-chefe das exportações da usina e os principais importadores são Rússia , Bangladesh e Índia.
Fundada em 1925, no município de Coruripe, em Alagoas, a usina é integrante do Grupo Tércio Wanderley (GWT) desde 1941. Tem como atividades a produção de açúcar, álcool e energia, por meio de suas quatro unidades. Além da matriz, a usina tem mais três filiais localizadas nos municípios de Iturama, Campo Florido e Limeira do Oeste, todos em Minas Gerais. A empresa gera atualmente cerca de 7 mil empregos diretos.
De acordo com informações do departamento comercial da companhia, a Coruripe é a maior indústria produtora de açúcar e álcool do Norte e do Nordeste e é proprietária de uma área de aproximadamente 36 mil hectares de terras. Destes, 28 mil são utilizados para o cultivo da cana-de-açúcar e o restante são áreas de preservação ambiental. “As filiais são também complexos industriais de grande importância para a região em que estão inseridas”, destaca Liliana.
Hoje, a usina comemora o resultado positivo das últimas safras. Na temporada 2007/2008 só na unidade matriz foram moídas 2,82 milhões de toneladas de cana, 25,5% a mais do que na safra anterior, o que resultou em 5,69 milhões de sacas de açúcar, 68,87 milhões de litros de álcool e 117,24 mil MW/h de energia elétrica. No total, o GTW esmagou 10,60 milhões de toneladas de cana.
Na safra 2008/2009, a empresa moeu 11,83 milhões de toneladas de cana, produziu 17,65 milhões de sacos de açúcar de 50 quilos e 485 milhões de litros de álcool.
“Os resultados da safra 2009/2010 do GTW, mesmo com os efeitos da crise mundial que ocorreu à época, foram sólidos e equivalentes à safra anterior”, observa Liliana. Foram moídas mais de 11,20 milhões de toneladas de cana, o que gerou 17,82 milhões de sacas de açúcar e de mais de 360 milhões de litros de álcool.
Contato
Usina Coruripe Açúcar e Álcool
Site: www.usinacoruripe.com.br
Telefone: + 55 (82) 3217-2122