São Paulo – A Universidade de São Paulo (USP) está com as inscrições abertas, até 06 de setembro, para o Programa de Bolsas de Intercâmbio para Alunos de Graduação, que oferece 1.110 bolsas, com duração de dois até 18 meses, em instituições de diversos países. Entre as opções estão a Université Saint-Joseph, no Líbano, e a Université Cadi Ayyad, no Marrocos.
O programa oferece dois tipos diferentes de bolsas. As Bolsas Mérito Acadêmico têm por objetivo proporcionar formação e experiência acadêmica internacional aos alunos por meio da realização de cursos ou programas de pesquisa em instituições estrangeiras de qualidade reconhecida. A duração desta bolsa é de dois a seis meses e pode ser estendida até, no máximo, 18 meses, no caso de programas de duplo diploma (em que o estudante recebe um diploma da USP e outro da universidade estrangeira).
Já as Bolsas Empreendedorismo visam proporcionar aos estudantes de graduação oportunidades de treinamento no exterior, visando estimular o desenvolvimento da inovação tecnológica e do empreendedorismo. Esta modalidade de bolsa tem duração de dois a seis meses. Somente alunos da USP podem concorrer a ambas as bolsas. A universidade oferece 960 bolsas para a modalidade Mérito Acadêmico e 150 para a modalidade Empreendedorismo.
Entre os critérios que serão considerados para a escolha dos alunos ganhadores das bolsas estão o bom desempenho acadêmico, a avaliação de um plano de estudos e atividades que o aluno pretende desenvolver no intercâmbio e a participação em projetos de iniciação científica. Também é necessário que o aluno tenha domínio da língua em que os cursos são ministrados na universidade estrangeira escolhida por ele.
Para a escolha das universidades estrangeiras, os alunos devem ter em conta se as instituições são conveniadas à USP e à sua unidade de estudo. No caso da Université Cadi Ayyad, o convênio é válido somente para os alunos de Geologia. Já para a Université Saint-Joseph o convênio tem validade para todos os cursos da instituição. O período de intercâmbio terá início no primeiro semestre de 2014.
Além de Líbano e Marrocos, os candidatos podem escolher entre universidades de outros 60 países, como Alemanha, Austrália, Bélgica, Estados Unidos, Canadá, Espanha, Holanda, Portugal e Reino Unido, entre outros.
Mais informações sobre o Programa de Bolsas de Intercâmbio para Alunos de Graduação da USP estão disponíveis no link www.reitoria.usp.br/intercambio.
Seleção para refugiados
A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu seu sexto processo seletivo para refugiados nos cursos de graduação. Os interessados têm até o dia 27 de setembro para se inscrever.
Poderão ser preenchidas, no mínimo, uma vaga em cada uma das 58 opções de cursos presenciais nos campi de São Carlos, Araras e Sorocaba, no interior paulista. O candidato precisa comprovar a condição de refúgio, por meio de declaração emitida pelo Comitê Nacional para os Refugiados (Conare).
No dia 14 de outubro, a universidade divulgará a relação de candidatos que tiveram suas inscrições aceitas, com indicação dos respectivos cursos, data e horário em que deverão comparecer à instituição para realizar das provas do processo de seleção.
A documentação completa exigida no edital do processo seletivo está disponível em www.ufscar.br. Mais informações podem ser obtidas com a Coordenadoria de Vestibular (Covest) da UFSCar, pelo telefone (16) 3351–8152 ou pelo email covest@ufscar.br.