São Paulo – O Centro de Estudo Árabes e o Instituto de Relações Internacionais da Universidade de São Paulo (USP) estão organizando a 2ª edição da Conferência Internacional sobre a questão da Palestina, a “Oslo aos 25: A Paz Elusiva”, em referência aos acordos de paz assinados na capital norueguesa há 25 anos, entre o então presidente da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), Yasser Arafat, e o ex-primeiro ministro de Israel, Yitzhak Rabin, e mediados pelo então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton. O fórum ocorre nos dias 22 e 23.
O objetivo do evento é analisar a história, discutir o legado e refletir sobre o futuro da paz no Oriente Médio. “Queremos debater sobre os problemas e falhas que levaram ao fracasso desse acordo”, disse Arlene Clemesha, professora de História Árabe da USP e uma das organizadoras do evento (à direita na foto acima, da 1ª edição da conferência). Segundo Clemesha, haverá discussão sobre os principais problemas enfrentados nesses acordos, que terminaram por criar o atual contexto jurídico, político e social na região.
A conferência vai reunir acadêmicos, diplomatas, representantes políticos, de organizações não governamentais e demais representantes da sociedade civil brasileira e latino-americana para refletir sobre os últimos 25 anos do processo de paz na região.
Nomes de peso estão confirmados nos painéis ao longo dos dois dias, como o embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Alzeben; o presidente da Comissão Internacional de Inquérito sobre a Síria na ONU, Paulo Sérgio Pinheiro; a ex-Comissária Geral da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (Unrwa), Karen K. Abuzayd; o professor de Direito Internacional na Fundação Getúlio Vargas, Salem Nasser; e o diplomata palestino e antigo embaixador da OLP na Rússia, Afif Safieh.
“Queremos promover um espaço de informação e troca sobre a questão da paz no Oriente Médio, aprofundar a discussão e mostrar o que realmente importa para chegarmos a soluções de paz. Também vamos ver como a sociedade civil brasileira pensa, e como se posiciona, na solução desse conflito”, disse Clemesha.
Segundo a professora, é inevitável a discussão também sobre o atual cenário político-eleitoral brasileiro. “Não dá para fugir da questão das eleições, vamos ter de pensar sobre o que vai acontecer com a política externa do Brasil”, comentou.
Os painéis com palestrantes internacionais terão tradução simultânea. As inscrições são gratuitas e é possível ver toda a programação da conferência e se inscrever no site e na página do evento no Facebook.
A conferência contará ainda com a exposição de arte Pop Art Exodus, do artista libanês Mohammad Bassyouni e organizada pela Galeria P21, de Londres, que é especializada em arte voltada para o tema da Palestina. A Conferência é uma parceria da USP com o Middle East Monitor de Londres e o Common Action Forum de Madri. A primeira edição do evento foi em 2016.
Serviço
Conferência Internacional sobre a questão da Palestina
‘Oslo aos 25: A Paz Elusiva’
22 e 23 de outubro, das 14 às 20 horas
Departamento de História da USP – Auditório Nicolau Sevcenko
Cidade Universitária – Professor Lineu Prestes 338 – Butantã
Inscrições abertas
Grátis