São Paulo – O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou nesta sexta-feira (11) que o valor bruto da produção agrícola brasileira (VBP) poderá chegar a R$ 305,3 bilhões em 2013. Se confirmado, o número vai representar um aumento de 26,3% sobre o ano passado.
A conta considera as principais lavouras do País e é feita pelo ministério com base em dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgãos que medem periodicamente a produção agrícola. As informações utilizadas na projeção são deste mês.
“Esse resultado se deve em grande parte ao valor da produção de soja, que combina safra elevada e preços altos”, disse o coordenador de Planejamento Estratégico do Mapa, José Garcia Gasques, de acordo com nota do ministério. A soja é de longe o produto com maior peso no cálculo e deverá representar 34% do valor da produção.
Segundo o Mapa, a maior parte dos produtos avaliados deverá ter resultado melhor do que em 2012, exceto algodão e café. “Os preços agrícolas favoráveis e as expectativas de maior produção conduzem a esse resultado neste ano”, acrescentou Gasques.
Além da soja, é esperado avanço no valor das safras de tomate (72%), laranja (70,9%), maçã (36,6%), feijão (31,6%), cebola (31,2%), trigo (25,8%), milho (22,3%) e de outros itens como arroz, batata, cana-de-açúcar e fumo.
Em relação às regiões do País, é esperado aumento de 34,9% no valor da produção do Centro-Oeste, de 13,6% no Nordeste e de 12,4% no Norte. No Sul está prevista redução de 1,8%, e no Sudeste, de 4,5%.