São Paulo – A Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio) divulgou ontem (10) a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV). Ela apontou o aumento de 10,8% das vendas na Região Metropolitana de São Paulo em junho, em comparação com o mesmo mês de 2008, e avanço de 5,4% em relação a maio deste ano. Foi o primeiro mês de crescimento do setor após nove meses consecutivos de queda, segundo a instituição.
De acordo com nota da Fecomércio, as duas áreas que têm mais peso no varejo paulista – comércio de automóveis e supermercados – foram também as que mais contribuíram para o desempenho de junho. Com esse resultado, as vendas no acumulado do primeiro semestre registraram aumento de 0,8% sobre o mesmo período do ano passado.
O ramo automotivo foi o que mais cresceu, 14,4% em relação a junho de 2008. No semestre, as vendas do setor tiveram alta de 4,9%. O movimento foi influenciado pela redução do Imposto sobre Produtos Industrializados, determinada pelo Governo Federal para auxiliar a indústria automobilística em meio à crise financeira.
Na área supermercadista, o crescimento foi de 12,2% em junho, em comparação com o mesmo mês do ano passado, e de 5,6% no semestre. Segundo a nota da Fecomércio, o desempenho demonstra as prioridades do consumidor, que não deixa de adquirir bens de consumo básicos em momentos de crise.
A melhora no mercado de crédito em geral, aliada à redução de juros, também impulsionou as vendas no varejo, de acordo com a entidade. Ocorreram elevações significativas em junho também nos ramos de vestuário, tecidos e calçados, farmácias e perfumarias e lojas de departamentos.
Houve redução nas vendas das lojas de material de construção, lojas de móveis e decoração e lojas de eletrônicos e eletrodomésticos.