São Paulo – O setor varejista dos Emirados Árabes Unidos deve faturar US$ 71 bilhões em 2021 e crescer 4,9% ao ano até lá. A previsão é da Câmara de Comércio e Indústria de Dubai (Dubai Chamber) e foi divulgada no primeiro dia do 11º Congresso Mundial do Varejo, que começou nesta terça-feira (04), no emirado.
No final do ano passado, o movimento do varejo nos Emirados Árabes unidos foi estimado em US$ 56,6 bilhões pela empresa de pesquisas Euromonitor International. Se a previsão da Dubai Chamber se confirmar, o segmento terá aumentado suas transações em US$ 14,4 bilhões em cinco anos.
Segundo o levantamento da Dubai Chamber, no ano passado os shoppings dos Emirados registraram um aumento de movimento de 5,8%, enquanto o Dubai Shopping Festival, evento anual do emirado, fez aumentar em 5% as transações feitas com cartão de crédito. Durante o festival, as lojas oferecem descontos e fazem promoções junto aos clientes.
A Emaar Malls e a Al Futtaim Properties, empresas que administram os maiores shoppings dos Emirados, tiveram crescimento no número de visitantes de seus empreendimentos. Os shoppings da Emaar, quem incluem o Dubai Mall, o maior do mundo, receberam 125 milhões de visitantes em 2016, um milhão a mais que no ano anterior. Nos shoppings da Al Futtaim passaram 119 milhões de pessoas no ano passado, ante 112 milhões um ano antes.
Somente Dubai ganhou no ano passado 250 mil metros quadrados em novos espaços para o comércio varejista, totalizando uma área de 3,4 milhões de metros quadrados no emirado dedicada a este setor.
Até 2018, espera-se que Dubai ganhe outros 717 mil metros quadrados de área para varejo, enquanto Abu Dhabi deve receber novos 467 mil metros quadrados para o setor até o próximo ano.
Para o presidente e CEO da Dubai Chamber, Hamad Buamim, fatores como o constante fluxo de turistas, rendas crescentes e a habilidade de atrair varejistas de todo o mundo devem impulsionar o crescimento do setor no emirado.