Geovana Pagel
São Paulo – Em menos de duas décadas, o bloco formado pelos países árabes se tornou o segundo maior mercado de exportações da Marcopolo S/A, líder nacional e uma das maiores fabricantes mundiais na produção de carrocerias para ônibus rodoviários, urbanos e micros. No período de 2000 a 2002, as exportações para os países árabes aumentaram 9.200%, passando de 8 para 737 unidades.
No ano passado, o volume total de negócios internacionais representou cerca de 62% do faturamento da empresa. "Foram exportadas 4,8 mil unidades, gerando uma receita de R$ 930 milhões", diz Carlos Zignani, diretor de Relações com Investidores. Deste total de 4,8 mil unidades exportadas, 737 (15,3%) foram destinadas aos países árabes.
Neste ano, a Marcopolo já embarcou 328 unidades de ônibus para os Emirados Árabes Unidos, Omã, Bahrein e Arábia Saudita. Até outubro, mais 200 unidades serão exportadas.
De acordo com Zignani, a aproximação com o mercado árabe ocorreu há aproximadamente 15 anos, em função de parcerias com fabricantes de chassi como a Scania e a Mercedes-Benz. "Principalmente a Mercedes-Benz já mantinha contato com os árabes, o que permitiu a primeira negociação", conta.
Segundo o diretor, a maior diferença entre negociar com os árabes e os demais países do mundo é estar disposto a atender às exigências culturais e religiosas, específicas daqueles países.
Entre as exigências mais comuns, estão a fabricação de ônibus com divisórias, que permitem às mulheres contar com bancos reservados e viajar separadas dos homens, ar-condicionado, isolamento térmico especial e janelas com vidros com película que dificultam a entrada do calor, poltrona urbana estofada e itinerário em inglês e árabe. Os veículos devem ter também três portas: duas na frente, para a entrada e saída dos homens, e uma traseira, para utilização das mulheres.
Sistema modelo
Vale ressaltar que os 130 ônibus do modelo Gran Viale, enviados no último mês de julho para os Emirados Árabes, foram vendidos à Dubai Municipality, empresa responsável pelo transporte urbano de passageiros de Dubai, cidade cujo sistema é considerado modelo no Oriente Médio.
Hoje a Marcopolo detém cerca de 70% da frota da Dubai Municipality, que conta com aproximadamente 600 unidades em operação. Já na Arábia Saudita, da demanda existente de 25.000 ônibus, 850 levam a marca Marcopolo na cidade de Taseco. Até o final do ano, esta cidade receberá mais 150 ônibus e outros 50 serão destinados à capital, Riad.
Contato
Marcopolo S/A
Endereço: Unidade Ana Rech – Av. Rio Branco, 4889 – CEP: 95060-650 – Caxias do Sul (RS) – Brasil
Caixa Postal 238
Fone: (+5511) 209-4982
E-mail: contato@marcopolo.com.br
www.marcopolo.com.br