Agência Brasil
Rio – As vendas líquidas da Petrobras no primeiro trimestre do ano foram de R$ 28,9 bilhões, resultado que significa crescimento de R$ 5,7 bilhões em comparação ao mesmo período de 2004.
Segundo o diretor da Área Financeira e de Relações com o Mercado da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, vários fatores contribuíram para o resultado entre eles, o comportamento da economia, que permaneceu crescendo, embora em ritmo menor.
Também influenciaram no desempenho a redução de competição no mercado nacional e uma "drástica" alteração no comportamento das exportações de derivados que aumentaram, ao mesmo tempo em que as importações desses produtos foram menores.
O saldo comercial externo da Petrobras teve superávit de 28 mil barris/dia. As exportações ficaram em 396 mil barris/dia, enquanto as importações foram de 368 mil barris/dia de petróleo e derivados.
Produção
A produção da empresa também vem registrando aumentos em curto espaço de tempo. A produção média no primeiro trimestre do ano ficou em 1,543 milhão de barris, mas com o anúncio hoje do novo recorde, registrado no dia 12 de maio (1,819 milhão de barris), a produção, conforme destacou Gabrielli, já conta com um acréscimo de quase 300 mil barris/dia.
O resultado do dia 12 ultrapassou pela primeira vez a barreira de 1,8 milhão de barris, próximo do nível de consumo brasileiro. No entanto, de acordo com Gabrielli, ainda não se pode dizer que o país atingiu a auto-suficiência, porque a empresa trabalha com um conceito de produção média. Segundo o diretor, em abril a produção média ficou em torno de 1.704 mil barris diários.
"O que é um crescimento bastante substantivo e importante para a companhia. Isso se deve fortemente à entrada em operação das plataformas P-43 e P-48", explicou. As plataformas, que entraram em operação em fevereiro, fazem parte do projeto Barracuda e Caratinga, na Bacia de Campos, norte do Rio de Janeiro.
O gerente executivo de Exploração e Produção da Petrobras, Paulo Mendonça, informou que a P-43 já atingiu a produção de 150 mil barris/dia e a P-48, 130 mil barris/dia. O recorde de produção anterior foi registrado em 25 de abril, quando ficou em 1,791 milhão barris/dia.