São Paulo – Os emplacamentos de veículos avançaram 9,45% no Brasil de janeiro a setembro deste ano em comparação ao mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) na última semana.
Foram comercializados 3.888.926 unidades contra 3.553.076 nos primeiros nove meses do ano passado. O dado inclui automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos, implementos e outros, como carretinhas para jet sky. Foi o melhor acumulado da história. "O resultado do acumulado do ano mostra que a economia reagiu", afirmou o presidente da Fenabrave, Sérgio Reze, em nota.
Em setembro, indivualmente, foram vendidas 478.323 unidades. Houve retração de 0,85% sobre o mês anterior, agosto. A queda, segundo a Fenabrave, foi motivada pela quantidade menor de dias úteis em setembro se comparado a agosto.
Para o ano, a Fenabrave espera que sejam emplacados 5,1 milhões de veículos no Brasil, com crescimento de 8,05%. A estimativa anterior, divulgada em junho, previa alta de 7,82% nas vendas. Os emplacamentos de automóveis e comerciais leves devem alcançar 3,2 milhões de unidades, com avanço de 6,4%.