Emirates News Agency*
Dubai (Emirados Árabes Unidos) – A DaimlerChrysler do Oriente Médio anunciou nesta semana que as suas vendas cresceram 14,3% no ano passado em relação a 2003. O presidente da subsidiária da montadora na região, Nicholas Speeks, classificou o percentual, que leva em conta o número de veículos comercializados, como ótimo. As receitas aumentaram 7,8% e alcançaram US$ 1,5 bilhão.
O executivo declarou que no ano de 2005 o grupo DaimlerChrysler, dono também da Mercedes-Benz, deve continuar apresentando bons resultados com a introdução dos veículos Mercedes da Classe C, E e CLS. "Estou animado com o futuro das marcas Chrysler, Jeep e Dodge", disse Speeks durante a divulgação dos resultados. "Os mercados do Oriente Médio estão crescendo muito rápido e gerando novas oportunidades de negócios para veículos melhores," acrescentou.
O presidente da empresa também declarou que as vendas dos modelos luxuosos das linhas Mercedes-Benz, Mercedes-Benz AMG e Maybach cresceram mais de 15,3%, totalizando 12,3 mil unidades. Apesar da instabilidade da região, do euro valorizado e da concorrência acirrada, a marca Mercedes-Benz manteve participação de mercado de 35%. O principal consumidor, no Oriente Médio, foram os Emirados Árabes Unidos, seguidos pelo Kuwait e Arábia Saudita.
Foram vendidos 4,9 mil carros de passeio Mercedes-Benz nos Emirados Árabes Unidos, 1,5 mil no Kuwait e 1,75 mil na Arábia Saudita. Dubai foi a região onde mais carros Mercedes-Benz foram vendidos, um total recorde de 3 mil unidades, 26% a mais do que no ano anterior.
"Os veículos mais vendidos foram os veículos da Classe S, responsáveis por quase 25% de todas as vendas da Mercedes na região," explicou Speeks. Os modelos de alto luxo Maybach Manufactur 57 e 62 continuaram a vender bem, com mais de 170 veículos entregues desde seu lançamento, em 2003.
Utilitários
A demanda pelos veículos comerciais da Mercedes também aumentou bastante e as linhas de caminhões Actros II e de vans apresentaram boas vendas, com as entregas crescendo 17,8% e totalizando 8.667 unidades.
Vendas das marcas Chrysler, Jeep e Dodge também apresentaram bons resultados em 2004, crescendo 26,4%, para 7.756, principalmente devido à introdução dos veículos off-road Dodge Durango e do Chrysler 300C.
Em 2004, foram vendidos 35% mais veículos da marca Jeep Cherokee do que no ano anterior. De acordo com o executivo, o programa Mopar, pelo qual foi integrado o fornecimento de peças das marcas Chrysler, Jeep e Dodge em um centro logístico em Jabel Ali, colaborou com o bom desempenho das vendas destes veículos.
*Traduzido por Mark Ament