São Paulo – As exportações brasileiras de carne bovina avançaram 15% em receita entre janeiro e maio deste ano sobre o mesmo período de 2012 para US$ 2,5 bilhões, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec). Nos cinco primeiros meses do ano passado o valor estava em US$ 2,1 bilhões. Também houve avanço em volume, de 22,57%, para 562 mil toneladas.
O maior mercado da carne bovina nacional no exterior foi Hong Kong, com crescimento de 63% e 142,3 mil toneladas enviadas. O segundo comprador foi a Rússia, com 132,4 mil toneladas, e o terceiro foi a União Europeia, com 50,4 mil toneladas. A Venezuela está na quarta posição, o Chile na quinta e o Egito na sexta. Entre os mercados árabes, também o Líbano está no ranking dos dez primeiros principais compradores, em décimo lugar, com volume importado de 6,6 mil toneladas.
“Ficamos muito satisfeitos com os números da indústria de carne bovina brasileira nos primeiros cinco meses de 2013. Nós temos registrado resultados positivos e estamos bastante otimistas de que conseguiremos ampliar os nossos negócios em vários mercados importantes em um futuro breve, como a União Europeia e uma série de países asiáticos”, explica o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli.