Agência Brasil
Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse que seu país condições de ajudar o desenvolvimento no Brasil, aumentando o suprimento de combustíveis por meio de acordos na área de petróleo e gás.
"Queremos oferecer toda facilidade para que o Brasil não tenha nenhuma preocupação com petróleo e tenha disponível toda energia que requer para seu desenvolvimento e para se tornar uma potência mundial", afirmou, ao final da noite de ontem (6), após jantar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada.
Segundo ele, a Venezuela tem reservas expressivas a 200 metros de profundidade. Ele disse que em apenas um dos poços explorados pela Petrobras em seu país, a empresa detectou reservas de sete milhões de barris.
O presidente venezuelano viajou hoje (7) para Buenos Aires (Argentina), onde se encontra com o presidente Néstor Kirchner. Os dois devem tratar da instalação do gasoduto do Sul, que beneficiará os países da América do Sul até o Caribe. De acordo com Chávez, esse projeto vinha se desenrolando há oito anos, e apenas há um ano, com o interesse de Lula sobre ele, foi possível idealizar projeto do ponto de vista técnico-financeiro, ambiental e energético.