São Paulo – O 14.º Festival de Arte Eletrônica (VideoBrasil), em cartaz no Sesc Pompéia, na capital paulista, apresenta, a partir de hoje (22), e até o dia 28, destaques da produção libanesa atual. A exposição “Narrativas Possíveis – Práticas Artísticas no Líbano” reúne documentários que expressam as frustrações e esperanças das gerações que viveram parte da história do país.
Questões centrais da região, principalmente o impacto da ocupação israelense, aparecem em documentários que revelam diversas abordagens sobre a guerra civil (1975-90), a ocupação do sul (até 2000) e a conquista de territórios palestinos (após 1948).
Sob a responsabilidade o videoartista Akram Zaatari, um dos criadores da Fundação da Imagem Árabe, a exposição de arte contemporânea reúne instalações, performances e palestras com o objetivo de ressaltar percepções e identidades libanesas.
A abertura da exposição, lançamento do DVD “Nomadismos” e homenagem a Waly Salomão acontece hoje, às 20h, no Sesc Pompéia. Entrada gratuita. Informações: www.videobrasil.org.br

