Omar Nasser, da Fiep*
Curitiba – A indústria paranaense de caminhões pesados está descobrindo um novo mercado: os países árabes. Em 2004 a Volvo do Brasil, localizada em Curitiba, vendeu 72 caminhões modelos FH e FM para o Reino da Arábia Saudita. O importador foi a Zahid Tractor. Os veículos serão empregados no transporte de carga geral e combustível. A empresa não revelou o valor da venda.
Os dados foram antecipados com exclusividade para a Anba. Informações mais detalhadas sobre o desempenho da subsidiária brasileira da Volvo serão divulgados em fevereiro de 2005.
Segundo fontes da empresa, o interesse dos sauditas não se restringirá aos caminhões. No último mês de setembro a montadora, localizada na Cidade Industrial de Curitiba, recebeu a visita de sete clientes da Arábia Saudita. “Além da linha de montagem de caminhões, eles se mostraram interessados em conhecer a fábrica de ônibus”, disse uma fonte ligada à empresa.
Com 1.800 funcionários, a Volvo do Brasil responde por um quarto do mercado nacional de caminhões pesados (acima de 16 toneladas). Em 2003, o segmento comercializou 17.856 unidades, dos quais a Volvo respondeu por 4.391. As vendas representaram um faturamento de, aproximadamente, US$ 641 milhões. Do total de caminhões produzidos, 767 foram exportados.
Em 2003, empresa comercializou, ainda, 322 caminhões semi-pesados (2% do mercado nacional) e 195 ônibus (market share de 9%). A unidade de Curitiba é uma das dezessete que a empresa tem em todo o mundo (nove plantas industriais próprias e oito construídas em joint-ventures).
*Federação das Indústrias do Estado do Paraná