São Paulo – O Ministério das Relações Exteriores está lançando o programa “Novas Vozes do Brasil”, para promover novos artistas da música brasileira no exterior. Segundo a assessoria do Departamento Cultural do Itamaraty, o programa é voltado para novos talentos da música nacional em grandes mercados fonográficos, onde eles possam ser conhecidos pelas gravadoras.
Na primeira fase do programa, o Itamaraty apoia as apresentações das cantoras Tulipa Ruiz e Tiê, em Washington e em Nova York, nos Estados Unidos, nos dias 18 e 19 deste mês. Intérpretes da Música Popular Brasileira (MPB), elas lançaram os álbuns Efêmera (Tulipa) e Sweet Jardim (Tiê).
No próximo mês, o Itamaraty realiza duas apresentações do cantor e compositor Marcelo Jeneci, que já fez parcerias musicais com nomes consagrados da música brasileira, como Arnaldo Antunes, Chico César, Vanessa da Mata e Zélia Duncan. Ele se apresenta no dia 13 de setembro em Washington e no dia 14 em Nova York.
Para a segunda fase do programa, que terá início em 2012, o Itamaraty está montando um banco de dados que reúne informações de artistas interessados em participar do programa. Para se candidatar, é necessário que o cantor já tenha um álbum lançado. O reconhecimento de seu trabalho no mercado nacional e a opinião de críticos especializados serão fatores considerados na escolha dos músicos.
O objetivo é que pelo menos cinco novos nomes recebam apoio do programa a cada ano. Na nova fase, outras cidades serão incluídas no roteiro das apresentações. De acordo com a assessoria do Itamaraty, o foco da promoção será grandes cidades norte-americanas e europeias, como Paris, Londres, Roma e Madri, mas existe a possibilidade de que sejam incluídos países árabes no roteiro.
Os artistas participantes recebem um cachê para se apresentar que, segundo o Itamaraty, é abaixo do valor pago pelo mercado, mas que os artistas aceitam pela oportunidade de divulgarem seu trabalho no mercado internacional. Os demais custos da apresentação são bancados pela casa que recebe o show.
Antes das apresentações, há um trabalho de divulgação para atrair o público, realizado pelas missões brasileiras no exterior, como embaixadas e consulados, além das casas de espetáculos. Há anúncios em jornais impressos e também o uso das redes sociais, como Twitter e Facebook. Pela entrada nos shows, cobra-se um baixo preço pelo ingresso ou se oferece gratuitamente.
De acordo com a assessoria do Itamaraty, o programa “Novas Vozes do Brasil” faz parte de uma promoção geral da cultura brasileira no exterior, que inclui ainda arte, cinema e fotografia.

