São Paulo – O diretor e produtor brasileiro de cinema Walter Salles será um dos profissionais que dará master class na Qumra 2025, uma incubadora anual de talentos do cinema promovida pelo Doha Film Institute, do Catar. A edição deste ano acontece de 4 a 9 de abril em Doha, capital do país árabe.
O trabalho mais recente do cineasta brasileiro é o filme Ainda Estou Aqui (2024), ganhador do último Oscar de Melhor Filme Internacional que conta a história de uma família que viveu sob a ditadura militar do Brasil. Entre outras premiações, o título ganhou o prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cinema de Veneza 2024 e a atriz principal, Fernanda Torres, recebeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz 2025.
São convidados ainda para dar master classes o cineasta Lav Diaz, das Filipinas, que ganhou notoriedade no cinema internacional com Norte, o Fim da História (2013), e Darius Khondji, diretor de fotografia franco-iraniano que em 2023 foi indicado ao Oscar de Melhor Fotografia pelo filme Bardo, Falsa Crônica de Algumas Verdades (2022). Também falam a figurinista mexicana Anna Terrazas, de Roma (2018,) e o cineasta Johnnie To Kei-Fung, de Hong Kong, de Guerras às Drogas (2012).
A Qumra é uma iniciativa voltada a oferecer mentoria, nutrir talentos e promover o desenvolvimento de cineastas do Catar e demais países. Por meio das master classes, a incubadora traz nomes internacionais do cinema para que dividam insights profissionais. “Ao compartilhar seu conhecimento e experiência com nossos participantes da Qumra, eles inspirarão uma nova geração a refinar sua arte e contar histórias ousadas e duradouras que moldarão o futuro do cinema”, disse a CEO do Doha Film Institute, Fatma Hassan Alremaihi, em material divulgado pela instituição no final de fevereiro.
Mentoria
Além das master classes, a incubadora tem outras atividades na programação, entre elas uma mostra de longa-metragens apoiados pelo Doha Film Institute e mentorias com suporte criativo e profissional a diretores e produtores de filmes. Nesta edição contarão com esse último serviço 27 longas, dez séries e 12 projetos de curta-metragem selecionados, em um total de 49 projetos em fases de desenvolvimento, produção e pós-produção. Eles são de 20 países, incluindo o Catar, que tem 16 filmes selecionados.
De acordo com notícia publicada nesta quarta-feira (12) na agência de notícias oficial do Catar, a Qatar News Agency (QNA), a Qumra reunirá mais de 250 profissionais da indústria cinematográfica representativos de todos os aspectos do ciclo de vida da produção e exibição de um filme. Além da programação presencial entre os dias 4 e 9, haverá sessões online 12 a 14 de abril.
Leia também:
Egito: o lar árabe dos livros brasileiros