Algérie Presse Service
Argel – O Ministro de Energia e Mineração da Argélia, Chakib Khelil, declarou na segunda-feira (20) que o petróleo deve gerar US$ 30 bilhões em receitas para o país em 2004. No relatório apresentado em um fórum chamado El Moudjahid, o ministro explicou que esse número, nunca antes atingido pela Argélia, é resultado do aumento das exportações de petróleo pela Sonatrach, assim como do aumento do preço internacional da commodity.
Em 2003, o petróleo gerou US$ 24 bilhões em receitas para o país. "A Sonatrach aumentou sua produção em quase 5% desde o começo de 2004, comparado a 2003" esclareceu Khelil.
O ministro revelou também que o país está fazendo vários esforços de exploração, o que já levou à descoberta de oito novas reservas de petróleo este ano.
Khelil anunciou que abrirá concurso para dez novos blocos de exploração em 1º de outubro. A idéia é que a Sonatrach possa produzir, até 2005, pelo menos 1,5 milhão de barris por dia (bpd), em comparação à produção atual de cerca de um milhão de bpd. O ministro reiterou ainda o objetivo argelino de descobrir dez novas reservas de petróleo por ano e, conseqüentemente, dobrar a produção de petróleo bruto para aproximadamente dois milhões de bpd até 2010.
Gás natural
O ano de 2004 também foi um ano positivo para a Sonatrach em relação ao gás natural. A cooperação internacional cresceu, principalmente no projeto das reservas em Camisea, no Peru, onde a empresa argelina detém 10% da holding. A companhia também está levando adiante o Gassi Touil, primeiro projeto de gás natural na Argélia.
Estudos para a viabilidade de projetos de gasodutos ligando Argélia-Sardenha (na Itália) e Nigéria-Europa via Argélia, estão praticamente concluídos. Khelil acrescentou ainda que uma fábrica GTL (de produtos refinados, não poluentes, derivados de gás natural) será construída na Argélia até 2005.