Emirates News Agency*
Dubai (Emirados Árabes Unidos) – Vai acontecer em Dubai, entre os dias 3 e 5 de abril, a 13ª Conferência de Gás e Petróleo do Oriente Médio (MPGC 2005). O encontro é mundial e, neste ano, será promovido pela Empresa Petrolífera dos Emirados Árabes Unidos (ENOC, na sigla em inglês).
A MPGC, reconhecida pelos debates e pelas oportunidades de encontro com profissionais do setor, ocorre anualmente no Golfo desde 1993. Dubai é a cidade que mais sediou a conferência. Cinco das 13 edições ocorreram na cidade.
Os principais palestrantes são o ministro da Energia dos Emirados, Mohamed Dhaen AI Hamli, o presidente da petrolífera ConocoPhillips, James J Mulva, o diretor executivo da Shell Petroleum Co., Dr. Rob Routs, e o secretário geral interino da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Adnan Shihab Eldin, além de presidentes e principais executivos de várias empresas petrolíferas internacionais e regionais.
A MPGC 2005 está inserida na Semana do Gás e Petróleo no Oriente Médio 2005, que começa no dia 2 de abril. Várias outras reuniões e conferências, sobre os mais variados setores da indústria petrolífera e de gás, ocorrerão durante a Semana do Gás e Petróleo no Oriente Médio 2005.
Mais de 650 executivos, incluindo 100 presidentes de petrolíferas estatais, grandes empresas particulares do setor, tradings, e empresas independentes que operam no setor, de 50 países, devem comparecer ao MPGC e a outros eventos da Semana.
* Tradução de Mark Ament