Agência Brasil
São Paulo – A Petrobras, companhia petrolífera brasileira, bateu recorde de processamento de petróleo nas refinarias do país no ano passado. Foi processado um total de 1,784 milhão de barris de petróleo por dia nas refinarias brasileiras da Petrobras em 2006, um acréscimo de 1,5% sobre a carga processada em 2005, que foi 1,758 milhão de barris.
O desempenho, segundo informações da Petrobras, é resultado da confiabilidade operacional das unidades de produção, e da gestão aplicada na cadeia de suprimento, que engloba desde o escoamento da matéria-prima até a entrega dos derivados aos clientes. Também pesou a plena utilização das unidades de conversão do petróleo e o desenvolvimento de novos mercados e produtos para exportação.
Segundo a empresa, o resultado foi obtido respeitando os princípios de segurança, meio ambiente e saúde. A empresa está fazendo uma série de investimentos no Brasil e no exterior. No país, os investimentos englobam desde a exploração do petróleo até o refino.
A companhia está atualmente em plena fase final de instalação da plataforma P-54, que ficará pronta em março deste ano. Segundo a assessoria de imprensa da Petrobras, a P-54 exigiu investimentos de US$ 900 milhões.
Ela é uma das maiores plataformas do mundo em seu gênero, o FPSO, sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência de óleo. Quando ficar pronta ela terá capacidade de processar, ao dia, 180 mil barris de petróleo e comprimir seis milhões de metros cúbicos de gás natural. A P-54 será instalada no campo de Roncador, na Bacia de Campos, no Rio de Janeiro, e ficará interligada, a uma profundidade é de 1.400 metros, a 21 poços submarinos – 13 produtores de óleo e gás e oito injetores de água.