Algérie Presse Service*
Argel – A empresa petrolífera estatal da Argélia, Sonatrach, assinou nesta semana, em Milão, na Itália, dois novos contratos para venda de gás natural para o país europeu. As vendas começam em 2008. O volume de gás negociado foi 3 bilhões de metros cúbicos por ano, segundo nota publicada pela empresa. O prazo dos contratos não foi divulgado.
O primeiro acordo, assinado entre a Sonatrach e a Empresa de Energia Elétrica da Itália, Enel, é para a venda de 1 bilhão de metros cúbicos ao ano. A Sonatrach já vende para a empresa 6 bilhões de metros cúbicos ao ano.
As duas empresas também estão envolvidas no projeto Galsi, pelo qual será construído um gasoduto ligando a Argélia à Sardenha. Foi assinado em novembro do ano passado um contrato para a entrega de 2 bilhões de metros cúbicos de gás natural por ano pelo gasoduto. "O acordo permitirá o fortalecimento da ligação entre a Sonatrach e a Enel, uma de suas principais clientes de gás natural," segundo a nota da empresa argelina.
O segundo acordo foi assinado entre a Sonatrach e sua subsidiária italiana e é para a comercialização direta de 2 bilhões de metros cúbicos de gás no mercado italiano. O acordo, segundo a Sonatrach, servirá para "entrar no mercado varejista do país, estratégia já implementada no Reino Unido através pela Sonatrach Gas Marketing".
*Tradução de Mark Ament