São Paulo – O fotógrafo líbano-brasileiro Bruno Bou Haya irá participar da 12ª edição do Foto em Pauta, o Festival de Fotografia de Tiradentes, em Minas Gerais, que tem início nesta quarta-feira (15) e vai até domingo (19). Haya dará a palestra Allah-la-ô: a presença libanesa no Brasil e suas correntezas na sexta-feira (17) às 15 horas no lounge da editora Vento Leste. A conversa será sobre a confluência entre dois países que fizeram de suas árvores o nome de seu país e sua bandeira.
Na programação oficial do evento, no mesmo dia, Haya fala sobre seu fotolivro Deus também descansa às 12h30 e à noite lança o livro no festival. O livro foi editado pela Vento Leste e traz fotografias do Líbano em uma história pessoal da jornada do fotógrafo pelo país de seus avós. A obra foi lançada em 2021.O fotógrafo tem uma trajetória familiar similar aos milhares de imigrantes e uma história comum à comunidade libanesa no Brasil. Com isso, ele traça as sincronias deste povo que deu contribuições fundamentais para entender o Brasil contemporâneo.
“Uma premissa que estou levando para a palestra é a de que a ideia que temos de Brasil é uma ideia em que o árabe não só tem participação como foi fundamental para que ele se constituísse como tal”, disse o fotógrafo, em nota à ANBA.
Segundo Haya, a paisagem brasileira é composta por muitas culturas e o árabe tem muita participação nesse processo, embora muitas vezes tenha sido creditada aos portugueses. “A ocupação moura de oito séculos na Península Ibérica se encarregou de trazer essa cultura antes mesmo dos primeiros imigrantes chegarem no Brasil”, disse em nota.
Ainda na sexta-feira (17), no lounge da Vento Leste, às 18 horas, o fotógrafo Cristiano Xavier fala sobre a expedição fotográfica Dragon Blood – uma imersão fotográfica na Ilha de Socotra (Iêmen).
Serviço
Palestra Allah-la-ô: a presença libanesa no Brasil e suas correntezas
17 de março, sexta-feira
15 horas
Lounge da editora Vento Leste
Vila da Matriz
Rua Santíssima Trindade, 92
Tiradentes, MG