São Paulo – Criada em 2015 por Thais Carballal, a Mooui, marca brasileira de roupas e acessórios infantis, já exportou para mais de 40 países, entre eles a Arábia Saudita. “Eu sempre soube que as peças que estava criando seriam bem aceitas fora do País, porque sempre foram diferenciadas, mas não estava preparada para começar em 2017”, diz Thais, engenheira de programação de formação e sócia-fundadora da Mooui.
“Mas começamos… primeiro, eu mandava as encomendas pelos Correios para alguns clientes que moravam na Arábia Saudita e depois fui mandando para outros países.” Desde então, a empresa vendeu para América do Sul, com presença na Argentina, Chile, Venezuela e Uruguai. Na América Central, exportou para Costa Rica e República Dominicana; na América do Norte, vendeu para países como México e Estados Unidos. Na Oceania, atendeu compradores da Austrália e Nova Zelândia; e na Europa, chegou a Portugal, Espanha, Alemanha, França, Inglaterra, entre outros.
As exportações, que começaram em 2017 pela Arábia Saudita, deram tão certo, de acordo com Thais, que permanecem até hoje. “A gente fazia vendas para clientes finais que moram lá, a maioria eram brasileiros. Até que em 2024, próximo de outubro, uma cliente nos achou pelas redes sociais, gostou tanto das peças que fez a primeira encomenda e agora vai revender nossas peças em uma loja multimarcas da cidade.”
Muito interessada pelo mercado árabe, a brasileira tem grandes expectativas com a loja que vai vender seus produtos na Arábia. “A gente se interesse por esse mercado, porque sempre tivemos clientes lá, mas nunca foi algo muito ativo”, explica a sócia-fundadora da Mooui.
“A loja com certeza vai trazer mais reconhecimento de marca e vai nos ajudar a chegar em outros destinos árabes.” Entre os produtos mais vendidos na Arábia Saudita, segundo Thais, estão as roupas infantis para crianças de diferentes idades. Entre os principais compradores estão os brasileiros que moram no país árabe.
Além da presença importante na Arábia Saudita, a marca de roupas também desponta no mercado europeu. Para atender os clientes da região, Thais decidiu fundar, em novembro passado, a primeira loja da marca em Barcelona, Espanha.
“Eu criei a empresa com uma sócia em 2017, porém ela saiu. Depois que meu marido entrou na sociedade, começamos a pensar em termos uma sócia na Europa, porque a gente não quer se mudar. Pensando nisso, lembramos de uma amiga que mora em Barcelona e já havia tido contato profissional anteriormente, e oferecemos a sociedade a ela”, relembra Thais.
“Como ela já tinha experiência na área, acabou sendo a melhor escolha de pessoa. Por causa da minha cidadania espanhola, minha afinidade com as marcas infantis do país e a proximidade da cidade com o porto, Barcelona foi a escolha ideal.”
Enquanto na Arábia Saudita as roupas estão entre os produtos mais comprados, na Europa, em razão das baixas temperaturas e dos costumes da região, as capas de edredom estão entre os mais comprados. “Por aqui estamos acostumados a trocar a roupa de cama toda semana, mas na Europa não. Eles costumam manter o mesmo edredom por muito tempo. Por isso, para protegê-lo e mantê-lo limpo, eles usam o protetor”, diz Thais.
História da marca
Foi durante a construção do enxoval da primeira filha que Thais Carballal viu uma oportunidade de negócio. “Eu sempre gostei de comprar produtos diferentes para mim. Por isso, quando engravidei, tive a ideia de fazer a mesma coisa para o quarto da minha filha, mas só encontrava papel de parede e roupas simples, bem clichês, no Brasil. Depois de montar o enxoval dela com peças de diferentes países, pensei em criar uma marca infantil diferente.”
Foi com a volta para a cidade natal, Londrina, no Paraná, ainda durante a licença maternidade, que a Mooui começou a dar seus primeiros passos. “A criatividade e planejamento foram os pilares para que eu criasse uma marca para crianças autêntica. Aproveitei a lacuna que existia do mercado de uma marca de decoração com propósito e fundei a Mooui”, conta Thais.
No futuro, a marca pretende investir mais em exportações e, daqui um tempo, quer abrir a primeira loja física em Londrina, cidade onde os produtos são desenvolvidos, e outra loja em São Paulo. “Até o final de 2025 vamos colocar no papel a abertura dessas lojas no Brasil. Falando em território nacional, posso dizer que nossos principais clientes do país estão em São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná.”
Com a ideia de que roupas de crianças, decoração infantil e roupas de cama são mais do que simples ornamentos, a marca brasileira lança uma coleção por ano. Desde 2015, já desenvolveu mais de 1 mil criações de peças.
Leia também:
Amina Muaddi, a jordaniana dos calçados
Reportagem de Rebecca Vettore, em colaboração com a ANBA.