São Paulo – As relações bilaterais do Brasil com os Emirados Árabes Unidos e o bom momento desse relacionamento foram temas de encontro realizado nesta terça-feira (03) entre o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, e o chanceler do país árabe, Abdullah bin Zayed Al Nahyan. Vieira recebeu Al Nahyan e a ministra de estado da Cooperação Internacional dos Emirados, Reem Al Hashimy, em Brasília, a capital federal. Na foto acima, Al Nahyan (esquerda) com Vieira (direita).
De acordo com nota emitida à imprensa pelo Itamaraty, as autoridades revisaram a agenda bilateral Brasil-Emirados Árabes Unidos e expressaram o desejo de fortalecer a parceria estratégica em áreas como comércio, investimentos, energia, defesa, segurança alimentar, agricultura, ciência, tecnologia, turismo, cultura e cooperação espacial.
Também ressaltaram, na conversa, o momento positivo das relações bilaterais, marcado pela visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Emirados Árabes Unidos em abril e o convite para que o presidente do país árabe, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, visite o Brasil em 2024, quando se celebrarão 50 anos de relações diplomáticas.
Na reunião, os ministros também falaram sobre os investimentos dos Emirados Árabes no Brasil, especialmente em infraestrutura, e discutiram a cooperação no setor de defesa, além das parcerias para promover o desenvolvimento sustentável e combater as mudanças do clima. Dubai, nos Emirados, sedia neste ano a Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (COP28) e a brasileira Belém, no Pará, receberá a COP30 no ano de 2025.
Além destas ações e eventos que propiciam a aproximação entre os países, os Emirados foram convidados a ingressar no BRICS, grupo formado por Brasil, China, África do Sul, Rússia e Índia. Na reunião, os ministros reafirmaram o compromisso do bloco com uma ordem econômica mundial mais equilibrada e com reformas na governança global.