São Paulo – O Catar tem feito progressos nos seus esforços para desenvolver uma economia nacional diversificada e sustentável. O país lançou um conjunto de estratégias e iniciativas nesta direção, de acordo com publicação da Qatar News Agency (QNA), agência de notícias estatal do país árabe do Oriente Médio.
As questões ambientais e de sustentabilidade estão na lista das prioridades da Visão Nacional 2030, que é o plano de desenvolvimento do país, e em outras estratégias para preservar o uso de recursos de forma a garantir a existência das gerações futuras, de acordo com a QNA. Isso inclui o uso de fontes renováveis de energia, redução do consumo de água e energia, melhoria da eficiência energética em projetos industriais e uma aposta no equilíbrio entre as necessidades humanas e a preservação do meio ambiente.
Recentemente o Ministério das Finanças do Catar anunciou a emissão de US$ 2,5 bilhões de títulos verdes, os primeiros do gênero na região, segundo a QNA. De acordo com a agência, o fato marca a entrada do país em nova fase de financiamento de projetos amigos do meio ambiente e com o fim de combater os efeitos da mudança climática, garantir a proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Catar tem projetos de captura de carbono
A QatarEnergy, empresa estatal de energia do Catar, atualizou sua estratégia de sustentabilidade com várias iniciativas para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, incluindo projetos de captura e armazenamento de carbono, que têm como meta capturar mais de 11 milhões de toneladas de CO2 por ano até 2035 no Catar. A companhia também pretende aumentar a capacidade de produção de energia solar para mais de 5 gigawatts (GW), além de outras ações na direção da sustentabilidade.
O Ministério dos Municípios do Catar estabeleceu processo avançado de reciclagem, tratamento e aproveitamento de resíduos, de acordo com padrões internacionais e focando também na saúde pública. Segundo a QNA, o Catar reciclou todos os resíduos gerados durante a Copa do Mundo da Fifa de 2022, alcançado pela primeira vez em uma competição dessas, uma taxa de 100% de reciclagem.
Dados do Conselho Nacional de Planejamento do Catar indicam que o número de projetos sujeitos à avaliação de impacto ambiental no país aumentou de 2.428 em 2021 para 2.676 em 2022, refletindo a preocupação ambiental que acompanha os esforços pelo progresso.
Leia também:
Brasileira cria agência de viagens especializada em Catar
Catar: demanda doméstica e turismo impulsionam crescimento
Segundo a QNA, 99,8% das águas residuais tratadas no Catar em 2022 atendiam aos padrões ambientais. Elas foram utilizadas para irrigação agrícola, com 76,13 milhões de metros cúbicos. Outros 113,34 milhões de metros cúbicos de águas residuais tratadas foram utilizados para irrigação paisagística, enquanto cerca de 50,60 milhões de metros cúbicos foram injetados em reservatórios subterrâneos.
O país promoveu a Expo 2023 em Doha com o tema da sustentabilidade dividido nos seguintes pilares: o econômico, visando principalmente o investimento em tecnologias agrícolas inovadoras, o social, com o propósito de fortalecer a conexão do homem com a natureza e aumentar a conscientização, e o pilar ambiental, com a proposta de transformação da terra seca e árida em agrícola e florestal.