São Paulo – O Egito quer aumentar sua produção de gás em cerca de 14,158 milhões de metros cúbicos por dia, chegando a produzir 147,247 milhões de metros cúbicos diários do combustível até dezembro. As informações são do jornal local Al Ahram.
De acordo com a publicação, Sherif Ismail, ministro do petróleo do país árabe, afirmou que a produção deve crescer já que diversos campos de gás irão começar a operar nos próximos seis meses.
Os campos de Dakka serão integrados às redes de produção em julho e deverão acrescentar 5,663 milhões de metros cúbicos de gás. Em agosto, os campos de Safira e Libra irão adicionar mais 2,831 milhões de metros cúbicos de gás por dia à produção egípcia, mesma quantidade que deverá ser produzida pelos campos de Karam e Assel juntos, e pelo de Dosouk isoladamente.
O jornal destaca que o Egito tem sofrido uma crise de energia nos últimos três anos, com blecautes frequentes na eletricidade. Segundo a publicação, diversos representantes do governo atribuem os cortes de energia aos crescentes subsídios nos combustíveis e a um declínio na produção de gás.
O consumo de gás natural, de acordo com o Al Ahram, deve crescer 12,5%, alcançando 157,724 milhões de metros cúbicos por dia durante o ano fiscal de 2014/2015, na comparação com o ano fiscal anterior.