São Paulo – A DP World, operadora de portos com sede em Dubai, movimentou 60 milhões de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) no mundo em 2014. O volume representa um aumento de 8,9% sobre 2013. As informações foram divulgadas nesta terça-feira (03) pela empresa.
O crescimento na movimentação de cargas em London Gateway, no Reino Unido, e no terminal da Embraport, na cidade paulista de Santos, contribuiu para o aumento dos números do último ano.
De acordo com nota da Embraport, que é controlada pela DP World e pela brasileira Odebrecht, o terminal em Santos terminou 2014 com movimento de 600 mil TEUs, volume equivalente à metade da capacidade operacional do local. O comunicado informa que no ano passado as instalações receberam mais de 320 navios entre operações de cabotagem e de longo curso.
Segundo a nota, a produtividade média das operações foi superior a 30 movimentos/hora por equipamento, uma das maiores da América Latina, e a média do tempo de atendimento dos caminhões nas instalações da empresa foi menor do que 30 minutos, a melhor no Porto de Santos.
Para Luis Turbides, diretor de operações da Embraport, o ano foi muito importante para ajustar processos e para o desenvolvimento de novas tecnologias. “Investimos muito em tecnologia e soluções que trarão retorno aos nossos clientes. Hoje temos um dos terminais mais modernos do País e acreditamos que daqui a alguns meses os volumes voltarão a crescer”, afirmou, segundo o comunicado da empresa. O terminal Embraport começou a funcionar em julho de 2013.
Já a DP World destacou em nota que os portos da região da Ásia-Pacífico, Índia, Europa e dos Emirados Árabes Unidos foram os que impulsionaram o crescimento de volume movimentado pela operadora. Somente no porto de Jabel Ali, em Dubai, a DP World movimentou 15,2 milhões de TEUs, um aumento de 11,8% sobre 2013.
“Com um crescimento de volume de 8,9% em 2014, superamos mais uma vez o crescimento esperado do mercado, de cerca de 5%. Isso demonstra que um portfólio centrado na origem e destino da carga e nos mercados de crescimento rápido continua a ser a estratégia certa a seguir. Nossos novos empreendimentos em London Gateway e na Embraport contribuíram para nosso excelente desempenho em 2014”, destacou Sultan Ahmed Bin Sulayem, presidente da DP World, segundo o comunicado.
Sulayem se mostrou otimista quanto às perspectivas de movimentação para 2015. “Embora alguns de nossos terminais continuem operando num ambiente macroeconômico desafiador, as condições de mercado em todo nosso portfólio devem ser, de maneira geral, favoráveis em 2015. Isto, combinado ao aumento de capacidade [de alguns terminais], nos coloca numa boa posição para um aumento de volume semelhante ao do mercado este ano, ou até um pouco maior”, completou o presidente da DP World.