Emirates News Agency*
Abu Dhabi – o Departamento de Cultura e Patrimônio de Abu Dhabi (ADACH, na sigla em inglês) anunciou a abertura de uma loja de artesanato tradicional dos Emirados Árabes Unidos. Com o lema "100% Emirados, 100% Feito à mão", o ponto-de-venda faz parte de um projeto de preservação e promoção do artesanato tradicional do país, que visa assegurar sua sobrevivência no longo prazo.
O projeto também tem como objetivo sanar as deficiências existentes em Abu Dhabi em termos de merchandising cultural para consumo de visitantes e residentes e difundir a consciência do valor e da história do artesanato local.
Mohammed Khalaf Al Mazrouie, diretor-geral do ADACH, disse que medida faz parte de um plano estratégico para a preservação do patrimônio cultural do país. "Com a globalização e o livre comércio, os produtos locais entraram em competição desigual com os importados. Por outro lado, nosso artesanato contribui para a promoção do turismo e reflete os hábitos e tradições do povo de Abu Dhabi, dos Emirados e da região do Golfo", disse.
A loja, situada no "Delma Corner" da Fundação Cultural de Abu Dhabi, conta com artesãs que trabalham com as artes do sado (tecelagem de lã e algodão), teli (bordado), tecelagem com fibra de palmeira e henna. Exemplares de diferentes tipos de artesanato tradicional estão disponíveis para venda, sendo que todos os lucros serão reinvestidos no projeto. Assim, os visitantes contribuirão diretamente para a preservação das práticas artesanais, algumas das quais estão em vias de desaparecer.
O ADACH trabalha para incentivar o artesanato tradicional dos Emirados e abastecer mercados locais e internacionais com os produtos do setor, evidenciando sua importância econômica e seu potencial para a geração de empregos. Além dos trabalhos manuais, o departamento pretende oferecer aos visitantes amostras da gastronomia local.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum

