São Paulo – Para facilitar negócios e diminuir processos burocráticos, o emirado de Abu Dhabi começou a renovar licenças de negócios comerciais e industriais por um, dois ou até três anos. Até então, o processo era apenas anual. A mudança visa ajudar a reduzir o número de processos necessários para renovar as licenças.
O emirado permitiu aos investidores a opção de renovar suas licenças por um ou dois anos, dependendo de seus requisitos, conforme divulgou o Departamento de Desenvolvimento Econômico de Abu Dhabi (Added, na sigla em inglês) nesta terça-feira (04). As informações são do jornal The National, dos Emirados Árabes Unidos.
Essa opção de renovação por até três anos deverá beneficiar tanto investidores quanto o governo de Abu Dhabi e levará à redução do número de processos envolvidos na renovação de licenças econômicas registradas no departamento, que representam 70% do total das transações.
O departamento lançou várias iniciativas para impulsionar a atividade econômica e apoiar pequenas e médias empresas no emirado nas últimas semanas. Em junho, o Added disponibilizou um novo sistema de contrato eletrônico e assinatura eletrônica para simplificar o processo de obtenção de uma licença para empresas individuais e de sociedade limitada.
No mês passado, o departamento lançou uma ferramenta digital chamada Bússola do Investidor, para ajudar investidores a coletar dados atualizados sobre empresas licenciadas no emirado e tomar decisões mais informadas antes de iniciar seus projetos.
De acordo com o Added, o número total de licenças econômicas renovadas durante o primeiro semestre de 2020 foi de 33.116, representando 42,30% do número total de licenças expiradas.
O departamento informa que os interessados nessa renovação estendida devem enviar o contrato de locação que cubra o período de renovação, juntamente com um certificado válido que atenda aos requisitos de segurança, emitido pela diretoria geral de defesa civil, uma licença ambiental válida e um certificado de associação válido da Câmara de Comércio de Abu Dhabi.