Da redação
São Paulo – A segunda edição da Feira Internacional da Amazônia – FIAM 2004 – acontecerá em setembro de 2004, informou hoje o Ministério do Desenvolvimento. O lançamento oficial do evento ocorrerá no próximo dia 11 de novembro.
A feira é promovida pelo Ministério e pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), em parceria com os estados da Região Norte e diversas instituições, inclusive o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae). O objetivo do evento é divulgar o potencial econômico da região, incluindo produtos industrializados e regionais, que utilizam matéria-prima local, bem como os atrativos turísticos, visando o desenvolvimento sustentável.
De acordo com a superintendente da Suframa, Flávia Grosso, “durante a FIAM, tanto os investidores de outras regiões do país quanto os estrangeiros têm chance de conhecer os produtos, a infra-estrutura, a mão-de-obra qualificada e inúmeras outras vantagens competitivas disponíveis na região amazônica”.
Manaus
No âmbito do Pólo Industrial de Manaus (PIM), a atração de investimentos é voltada principalmente para a fabricação de bens finais ou de componentes dos setores eletroeletrônico, duas rodas, metalúrgico, químico e de informática, entre outros segmentos instalados no parque industrial.
A biodiversidade da região representa um vasto potencial de matérias-primas e de produtos finais originários da natureza que também são um forte atrativo para investimentos voltados para o aproveitamento racional dos recursos naturais da região.
A II Feira Internacional da Amazônia acontecerá em Manaus, de 15 a 18 de setembro de 2004, no Studio 5 – Centro de Convenções. Além da exposição de produtos regionais e industriais, e de projetos institucionais, haverá seminários e palestras sobre temas relacionados ao desenvolvimento sustentável, biodiversidade, turismo, inovação tecnológica, entre outros.