São Paulo – A Câmara de Comércio Árabe Brasileira assinou nesta sexta-feira (15) com o Annual Investment Meeting (AIM) um acordo de parceria que dará acesso para seus associados a uma plataforma digital de negócios. O AIM é um encontro anual de investimentos que ocorre em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, que também mantém espaço online de negócios e dá suporte a seus parceiros para comércio e investimentos.
O acordo foi firmado pelo presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun, e o diretor geral do AIM, Walid Farghal. O executivo visitou a sede da Câmara Árabe, na capital paulista, e foi recebido por Hannun, pelo diretor-geral Michel Alaby e pelo diretor de Investimentos da entidade, Daniel Hannun. Além de assinar o acordo, Farghal apresentou às lideranças da entidade o encontro que ocorrerá em abril de 2018 em Dubai.
“A plataforma dá oportunidades de negócios o ano inteiro e desde já”, afirmou o presidente da Câmara Árabe. Pela plataforma digital, as empresas associadas da entidade poderão encontrar oportunidades de negócios no mundo árabe e em outras regiões. “Quando temos um acordo trabalhamos como parceiros, não apenas no evento, somos parceiros o ano todo”, afirmou Farghal à ANBA.
Pelo acordo firmado, a AIM vai cooperar com a Câmara Árabe para reuniões da entidade ou seus associados com empresários dos Emirados e a entidade divulgará o encontro anual da AIM junto aos brasileiros, entre outras iniciativas de ajuda mútua. O diretor geral Farghal explica que a AIM estará à disposição da Câmara Árabe para facilitar encontros e conexões de negócios nos Emirados e também para ajudar a organizá-los em países onde a entidade ainda não tem contatos.
Hannun confirmou a participação da Câmara Árabe no encontro de investimentos em abril de 2018. O evento tem várias instâncias e espaços, como para exposição e workshops. Do Brasil também confirmaram participação agências, órgãos públicos e empresas de São Paulo, Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Paraná e Distrito Federal.
O Annual Investment Meeting ocorrerá de 09 a 11 de abril. O promotor do encontro é o Ministério da Economia dos Emirados e o objetivo é fomentar investimentos entre países emergentes. A última edição reuniu 141 países. Além de nações em desenvolvimento, participaram também europeus, norte-americanos e japoneses, entre representantes de outros países. A maior parte das pessoas era do Oriente Médio e África. A América Latina respondeu por 3% a 4% do total.
Para que uma empresa participe como expositora no encontro ela deve ter um projeto de atração de investimentos. O setor privado responde pela maior parte dos participantes, mas também costumam estar presentes representantes de governos, câmaras de comércio e agências públicas de investimentos. De acordo com Farghal, no encontro as empresas brasileiras podem explorar oportunidades de negócios, fazer parcerias com outros países, atrair investimentos para elas e fazer investimentos e exportações para outros países.
“Há muitas oportunidades, eles estão muito abertos a negócios de todos os tipos, entre todos os países”, disse Daniel Hannun. O diretor de Investimentos da Câmara Árabe afirma que essa é uma nova frente de oportunidade não apenas para exportadores e importadores, mas também para empresários interessados em captação de recursos, em firmar parcerias ao redor do mundo e expandir negócios. “Há uma coincidência de interesses neste momento, com o Brasil olhando para os fundos árabes como importantes investidores e eles olhando para o Brasil como um lugar para investir”, afirmou Rubens Hannun.
No encontro com as lideranças da Câmara Árabe, Farghal lembrou também que Dubai está se preparando para a Expo 2020. Serão investidos US$ 100 bilhões para a realização da exposição e apenas 15% disso já foi contratado, segundo o executivo.
Serviço
Annual Investment Meeting (Encontro Anual de Investimentos)
De 09 a 11 de abril de 2018 no Dubai World Trade Centre, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos
Tel.: 00 971 4 392-3232
E-mail: info@aimcongress.com
Mais informações: www.aimcongress.com