São Paulo – O governo de Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos, quer adquirir ativos no setor de aviação, inclusive aeroportos, antes do final do ano. A informação foi divulgada por um funcionário do governo e reproduzida pelo site do jornal Khaleej Times, de Dubai.
"Estamos analisando diversas oportunidades", disse Mohammed Khalifa Al Mazrouei, presidente da Companhia Aeroportuária de Abu Dhabi (ADAC, na sigla em inglês), durante a inauguração da segunda pista do Aeroporto Internacional do emirado e do Terminal 3 do aeroporto, dedicado exclusivamente à companhia aérea Etihad Airways.
Al Mazrouei afirmou que a ADAC já opera dois aeroportos comerciais no emirado. O terceiro deles, o aeroporto de Al Bateen, só atende jatos executivos. Um quarto aeroporto deve ser inaugurado em breve, na ilha de Sir Bani Yas, também em Abu Dhabi, e será voltado para o turismo.
Inaugurada na segunda-feira (13), a segunda pista do Aeroporto Internacional de Abu Dhabi (ADIA) custou 1 bilhão de dirhans (US$ 272 milhões) e tem 4,1 quilômetros de extensão. As obras começaram em maio de 2006.
Al Mazrouei disse que na próxima fase, o check-in de passageiros será feito no Terminal 3. Para a fase final do plano de expansão, está prevista a construção de um conjunto de lojas de alimentos e bebidas duty free, que deve começar em 2009.
A segunda pista e o novo terminal fazem parte de um programa de desenvolvimento em larga escala, no valor total de US$ 8,5 bilhões, para colocar o Aeroporto Internacional de Abu Dhabi entre os melhores do mundo. Também está prevista a construção de um novo complexo para controle de tráfego aéreo, além de instalações para carga e manutenção.
Um parque empresarial e de armazenagem está sendo construído no aeroporto, com conclusão prevista para o início do ano que vem.
*Tradução de Gabriel Pomerancblum