São Paulo – Soluções inovadoras e impactantes para surpreender o público alvo e gerar excelentes resultados para os clientes. É o que promete a Biruta Mídias Mirabolantes, agência especializada em marketing não convencional, aquele que não compra espaço em televisão, revista, rádio e jornal. Criada há sete anos por quatro jovens empreendedores, após conquistar prêmios e reconhecimento nacional, segue rumo à conquista do mercado externo.
A confirmação do Brasil como sede da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016 foi o sinal que os donos da agência precisavam para ver oportunidades concretas além das fronteiras brasileiras. No ano que vem eles vão colocar todo o talento e criatividade da equipe na mala e seguir em busca de empresas estrangeiras interessadas em divulgar produtos e marcas no Brasil.
“O mundo está olhando para o Brasil e 2011 será o ano para colher parcerias e frutos no exterior”, diz Romulo Groisman, diretor de relacionamento da Biruta. “Ainda estamos decidindo nosso roteiro, mas certamente iremos para Europa, Estados Unidos e qualquer outro país que demonstre interesse em anunciar no Brasil”, afirma.
A agência também tem planos para a abertura de um escritório no exterior. “Este é um projeto que deverá ser concretizado a médio e longo prazo. Mas, provavelmente, será em Portugal”, conta.
Além de prêmios nacionais na área publicitária, essas inovações ainda renderam a indicação do grupo para o Festival Internacional de Publicidade de Cannes deste ano. A primeira ação da Biruta foi um Projeto de Verão para o jornal O Dia, no Rio de Janeiro. A oferta de jornais foi levada para a beira da praia e para o calçadão por vários vendedores.
“Aos domingos as bancas fecham mais cedo e as pessoas têm dificuldade para comprar o jornal. A ação alavancou em 15% as vendas do jornal aos domingos. Teve três meses de duração e foi refeita durante três anos consecutivos”, diz o empresário.
Outra ação que garantiu muita repercussão foi o Pit Stop da Shell promovido em São Paulo durante as corridas de Fórmula 1 na cidade. “Quando as pessoas paravam no semáforo eram surpreendidas por uma equipe que simulava fazer a troca de pneus e por moças com guarda-sol que serviam água e amendoim”, lembra Grosman. “O Pit Stop foi repetido durante três anos consecutivos e eleito a maior ação de baixo custo do mundo”, comemora.
Recentemente a Biruta fez uma campanha para o site de namoro Par Perfeito, que mobilizou mais de 5 mil solteiros que participaram da Passeata dos Sem Namorados nas ruas do Rio de Janeiro. Isso resultou num aumento de registros de 40% no site.
O começo
Quando se uniram para criar a Biruta, os sócios Rafael Liporace, Romulo Groisman, Matheus Meirelles e Alan James, foram trabalhar em um pequeno cômodo, onde antes funcionava o banheiro de uma incubadora universitária. O mais curioso de tudo, é que foi a história pessoal de um deles, Alan James, que aproximou os quatro jovens.
Alan era um menino pobre que morava na favela e saiu da escola para trabalhar. Ele lutou para encontrar sua paixão, e sua inquietude o levou a uma variedade de trabalhos, incluindo vendedor de lâmpada, mecânico de corrida e até mecânico de avião em uma empresa de publicidade aérea.
Quando recorreu a uma incubadora de negócios para buscar apoio e qualificação, conheceu os futuros sócios. O primeiro foi Matheus que trabalhava na empresa Junior do Ibmec. Rafael e Rômulo, ambos formados em comunicação pela ESPM-RJ, trilhavam suas carreiras em empresas do setor.
Ao terem contato com o projeto de Alan, ambos decidiram largar empregos estáveis para apostar no novo empreendimento. Hoje eles trabalham em um casarão de Santa Teresa, região central do Rio de Janeiro. A agência também mantém escritórios em São Paulo e Fortaleza, no Ceará, e emprega 60 pessoas.
Pelo segundo ano consecutivo, a Biruta foi eleita a melhor empresa para o jovem trabalhar no Estado do Rio de Janeiro. O resultado foi divulgado pela pesquisa “Melhores Empresas para Trabalhar – Rio de Janeiro 2010”, elaborada pela Great Place to Work, empresa global especialista em ambiente de trabalho.
Contato
Site: www.biruta.com.br
E-mail: atendimento@biruta.com.br