São Paulo – Quem passar pela cidade de Alexandria poderá ver até o dia 17 de janeiro uma exposição com fotos sobre a viagem do imperador brasileiro Dom Pedro II ao Egito no século 19. A mostra “De Volta ao Egito: um acervo brasileiro de fotografias” traz 91 imagens com informações sobre a viagem, além de um vídeo que apresenta acervo com 300 fotos. A exposição ocorre no Hall Leste de Exposições do Centro de Conferências da Biblioteca de Alexandria, com visitação gratuita.
A mostra foi aberta no dia 14 de dezembro pelo embaixador do Brasil no Cairo, Antonio Patriota (foto de abertura), e pelo diretor da Biblioteca de Alexandria, Ahmed Abdullah Zayed. Trata-se da segunda edição desta exposição, já que uma primeira ocorreu no espaço Gezira Art Center, no Cairo, no final de 2021.
O acervo pertencente ao imperador é o primeiro conjunto de documentos brasileiros incluído na lista de registros do Programa Memória do Mundo da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). As fotos são fruto da viagem de Dom Pedro II ao Egito em 1871 e 1876. O imperador visitou cinco países árabes no século 19. Outros países, tais como Jordânia, Líbano e Palestina, também receberam exposições sobre a viagem do monarca para marcar o bicentenário da Independência do Brasil.
Na abertura da mostra, Patriota disse que o Egito fascinou os viajantes ao longo dos séculos e que com o imperador brasileiro Dom Pedro II não foi diferente. A organizadora da exposição, a primeira-secretária da embaixada do Brasil no Cairo, Rafaela Seixas, falou que 2022 foi um ano especial tanto para o Brasil, que comemorou o bicentenário da independência, como para o Egito, que celebrou os 200 anos da egiptologia como ciência.
Representantes do escritório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira no Cairo participaram da abertura da exposição na Biblioteca de Alexandria. Estiveram presentes o diretor regional e chefe do escritório, Michael Gamal, e a diretora de Relações Internacionais do escritório, Rania Mohamed Hagrass.
O local que recebe a exposição, a Biblioteca de Alexandria, também conhecida como Nova Biblioteca de Alexandria ou Nova Biblioteca Alexandrina, foi construída para recapturar o espírito de abertura e erudição da Biblioteca de Alexandria original. Ela foi aberta há cerca de 20 anos.
Serviço:
Exposição de fotos
“De Volta ao Egito: um acervo brasileiro de fotografias”
De 14 de dezembro de 2022 a 17 de janeiro de 2023
Todos os dias das 9h às 17h, exceto sextas-feiras
Visitação gratuita
Mais informações aqui