Isaura Daniel
São Paulo – A indústria de produtos odontológicos Angelus, com sede em Londrina, no estado do Paraná, vai buscar distribuidores nos países árabes a partir do próximo ano. A empresa de pequeno porte fabrica artigos para próteses, endodontia e estética odontológica e já fez uma venda de US$ 3 mil para o Egito há cerca de três meses. "No próximo ano vamos visitar os países da região, mostrar os nossos produtos e selecionar distribuidores", diz o diretor de exportação, Marco Canonico.
A Angelus tem dez anos de existência, mas começou a exportar regularmente apenas há um ano e três meses, quando criou um departamento de comércio exterior. As vendas externas representam 10% do faturamento e têm como destino 15 países da América Latina e Europa. De acordo com Canonico, antes disso a empresa exportava apenas esporadicamente. Hoje são 22 os clientes que compram da Angelus fora do país.
Já para este ano a meta é aumentar em quatro vezes o volume dos embarques internacionais. A prioridade, em 2004, porém, são os países europeus. A indústria terá certificado de conformidade à legislação da Comunidade Européia para toda a sua linha de produtos, o que deve impulsionar as vendas.
Já no ano que vem a ofensiva será no Oriente Médio. A intenção é ter na região representantes que atendam todos os países árabes. Em janeiro deste ano, durante o Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo, três distribuidores do Líbano, Palestina e Arábia Saudita mostraram interesse pelos produtos da Angelus, de acordo com Canonico.
O diretor de exportação acredita que os países árabes podem se revelar um mercado potencial para a empresa. "É um mercado sensível a preço", diz. A Angelus fabrica 35 produtos que, de acordo com Canonico, têm preço de 30% a 50% menor que os produzidos nos Estados Unidos e Europa.
Ele diz que um dos diferenciais da indústria é justamente a fabricação de artigos da linha tecnológica com custo menor. A meta é fazer com que os árabes respondam por 30% das exportações num período de três anos.
A Angelus distribui seus produtos para 300 pontos-de-venda no Brasil, possui uma unidade industrial e cerca de 30 funcionários. Daqui a um mês será aberto um escritório em São Paulo. A produção também será transferida para uma sede nova, na própria cidade de Londrina, em seis meses. A antiga fábrica vai funcionar apenas como escritório.
Contato
Angelus
Site: www.angelus.ind.br
E-mail: export@angelus.ind.br
Telefone: +55 43 3328 3162

