Isaura Daniel
São Paulo – As empresas brasileiras interessadas em abrir franquias no mundo árabe devem se manifestar junto à Agência de Promoção de Investimentos e Exportações do Brasil (Apex). Segundo informação dada hoje (29) à ANBA pela gerente de projetos da unidade de eventos internacionais da Apex, Monique Sallas, a agência vai cadastrar estas empresas interessadas em participar do projeto de internacionalização das franquias brasileiras no mundo árabe.
"Os caminhos da Internacionalização de Franquias nos Países Árabes" é tema de um seminário que está ocorrendo hoje durante o dia no auditório da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. O encontro, promovido pela Câmara e a Apex, juntamente com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), faz parte de um projeto maior de levar franquias nacionais para países árabes.
O projeto começou a ser discutido pela ABF, Câmara Árabe e Apex no final do ano passado. O seminário faz parte da etapa de formação para os empresários. Participaram dele, na parte da manhã, cerca de 30 pessoas. No segundo semestre será trazido ao Brasil um consultor árabe em franquias para dar instruções às empresas sobre como é esse mercado nos países do Norte da África e Oriente Médio.
Também no segundo semestre será feita uma prospecção de mercado por parte dos organizadores do projeto e no próximo ano será realizado um evento brasileiro no mundo árabe para promover as franquias nacionais. As discussões iniciais apontam para um workshop seguido de encontros de negócios. O seminário segue pela tarde.

