São Paulo – A Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo), estima que as 39 empresas brasileiras que farão parte do Pavilhão Brasil na Arab Health faturem US$ 20 milhões na feira de produtos odontológicos e médico-hospitalares, que será realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, entre os dias 26 e 31 de janeiro. Cerca de US$ 3 milhões devem ser fechados durante a feira, os demais US$ 17 milhões em negócios nos próximo 12 meses.
O volume de negócios deve ficar muito próximo ao registrado na edição de 2008. "Devido à crise não estamos prevendo crescimento, mas queremos manter o número de visitantes e negócios do ano passado", afirmou o diretor-executivo da Abimo, Hely Maestrello. O estande brasileiro mais uma vez será montado em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex).
No espaço reservado pela Abimo, as empresas terão todo suporte necessário para a realização de negócios. O pavilhão é equipado com sala de reunião, estoque e business center com computadores, internet, impressoras, fax e telefone. Além disso, cada empresa vai contar com uma área mobiliada de 9 metros quadrados com aplicação de dois pôsteres produzidos pela Abimo com o patrocínio da Apex. A área total será de 378 metros quadrados.
De acordo com Maestrello, este ano o espaço estará localizado bem em frente ao Hall Sheik Hashid e com um visual totalmente novo para atrair a atenção dos visitantes. “Dessa vez decidimos investir na apresentação do estande e também na divulgação do espaço nos demais pavilhões da feira.“Teremos 10 banners com a bandeira do Brasil distribuídos em vários pavilhões convidando os visitantes para o nosso estande”, explicou.
No ano passado a feira rendeu 2.700 contatos comerciais, a maioria com países árabes como Arábia Saudita, Argélia, Bahrein, Egito, Emirados Árabes Unidos, Iraque, Marrocos, Mauritânia, Palestina, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Iêmen, Omã, Catar, Síria, Sudão e Tunísia. "É um mercado que tem um potencial muito grande", disse Maestrello. Além disso, o diretor da Abimo aposta na simpatia que os árabes têm pelos brasileiros para o fechamento de novos negócios.
A associação organiza o estande desde 2003. De acordo com Maestrello, a feira cresceu muito nestes últimos anos e alguns países, como a Alemanha, compraram pavilhões inteiros. "Agora nossa expectativa é que a promessa dos organizadores seja cumprida e na edição de 2010 a feira passe a ser realizada numa área maior e assim a Abimo consiga finalmente aumentar o tamanho do estande e também pegar uma área melhor. Hoje não estamos no melhor pavilhão, mas mesmo assim estamos otimistas com a feira", afirmou.
Segundo Maestrello, os países árabes ainda não são o principal destino das exportações brasileiras, mas estão entre os mais importantes. Os principais produtos embarcados para a região são equipamentos para o setor odontológico, monitores cardíacos, instrumentos cirúrgicos, camas hospitalares, aparelhos de anestesia, inaladores, entre outros.
A Abimo ainda não divulgou os dados oficiais de 2008, mas de acordo com estimativa do Departamento de Desenvolvimento de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, no ano passado as exportações brasileiras de produtos médico-hospitalares e odontológicos para os países árabes ficaram em torno de US$ 9,93 milhões, representando um crescimento de 26,65% em relação ao ano de 2007. Os principais mercados de destino das exportações do setor em 2008 foram Arábia Saudita (US$ 1,75 milhão), Argélia (US$ 1,73 milhão), Egito (US$ 1,37 milhão) e Emirados Árabes Unidos (US$1,30 milhão).
Os produtos brasileiros odontológicos e médico-hospitalares já são exportados para mais de 100 países.
A Arab Health já é considerada a segunda feira mais importante para a Abimo, atrás apenas da Médica, que ocorre na Alemanha. No Oriente Médio é a principal feira médico-hospitalar, visitada por importadores de diversos países, principalmente árabes. "Os árabes compram todos os showrooms que as empresas levam. Isso é ótimo. Eles sempre fazem bons negócios por lá", disse Maestrello.
Serviço
ARAB HEALTH
Local: Dubai International Convention and Exhibition Centre
Local: Emirados Árabes / Dubai
Data: 26 a 29 de janeiro de 2009
Freqüência: Anual
Site: www.arabhealthonline.com

