São Paulo – Importadores árabes estão encaminhando negócios na 15ª Expodireto Cotrijal, feira de agronegócio que começou nesta segunda-feira (10) na cidade gaúcha de Não-Me-Toque. De acordo com o gerente de Relações Governamentais da Câmara de Comércio Árabe Brasileira, Tamer Mansour, os representantes de quatro empresas árabes que estão na mostra a convite da organização tiveram cerca de 40 reuniões com companhias brasileiras. A feira termina nesta sexta-feira (14).
Os importadores que participam da Expodireto Cotrijal representam as empresas Alanwar Trading Company, do Iraque, Onab Trade, da Argélia, Gusto Distribution, de Omã, e Koutobia Holding, do Marrocos. Profissionais da Câmara Árabe acompanharam os empresários na feira gaúcha e estiveram com eles na visita a um frigorífico da região, o Agrodanieli. Os árabes participaram também de jantares promovidos pelas prefeituras de Carazinho e Canoas.
De acordo com Mansour, a feira tem uma grande quantidade de expositores de equipamentos agrícolas e por isso o gerente de importações da Alanwar, Anwer Habesh Mech, teve muitos contatos de negócios e foi bastante procurado. A Alanwar trabalha com distribuição de colheitadeiras, tratores e suas peças no mercado iraquiano. Os demais importadores fizeram contatos promissores e discutiram possíveis negócios na mostra.
Da visita ao frigorífico avícola Agrodanieli participaram o diretor de compras da Koutobia Holding, Omar Iraqi, e o gerente geral da Gusto Distribution, Imran Ikram. Segundo Mansour, eles conversaram com os representantes do frigorífico sobre a possibilidade de parcerias. A Koutobia é a maior indústria de carnes do Marrocos e discutiu a possibilidade de importar, processar e distribuir alguns produtos de frango da Agrodanieli.
A Expodireto Cotrijal vem se consolidando como uma das grandes feiras de agronegócios do Brasil. Até a última quinta-feira, mais de 200 mil pessoas haviam passado pela mostra. Ela reuniu 505 expositores de setores diversos como máquinas agrícolas, fertilizantes, grãos, e também promoveu uma série de discussões como do setor leiteiro e da participação dos jovens no cooperativismo agrícola brasileiro. Além dos importadores árabes, a Expodireto Cotrijal recebeu visitantes de outros países, como Argentina, Colômbia e Uruguai.


