Florianópolis – Ampliar as trocas comerciais dos países árabes com Santa Catarina e tornar a balança comercial com o estado mais equilibrada foi um dos pedidos feitos pelo Conselho dos Embaixadores Árabes ao governador de Santa Catarina (PSD) Raimundo Colombo, nesta segunda-feira (28), em Florianópolis. Na terça-feira (29), os diplomatas encerram uma visita ao estado organizada pelo Conselho de Embaixadores em parceria com a Câmara de Comércio Árabe Brasileira.
No encontro com Colombo na residência oficial do governador, o embaixador do Marrocos, Larbi Moukhariq, afirmou que seu país e Santa Catarina mantêm uma ampla relação comercial, mas observou que o País do Norte da África compra mais do que vende ao estado. “A balança pesa mais para o lado marroquino. O ideal seria equilibrar essa troca comercial”, disse.
Djamel Bennaoum, embaixador da Argélia, disse que os países árabes têm produtos que podem interessar ao estado, entre eles azeites e azeitonas. “Santa Catarina tem muito a oferecer aos árabes, que já conhecem as carnes de aves (produzidas no estado) e o agronegócio. Mas a Argélia também tem muitos produtos a apresentar”, disse o diplomata argelino. Segundo informações do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em 2013 Santa Catarina exportou US$ 607 milhões aos países árabes que, por sua vez, venderam US$ 148 milhões ao estado.
No encontro com Colombo, o diretor-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, pediu que o governador interceda em favor dos estados árabes no Congresso Nacional para que sejam votados os projetos de livre-comércio com Palestina e Egito.
Colombo afirmou que Santa Catarina está investindo em infraestrutura e gerando empregos, além de ser um grande produtor de carnes, e que o estado precisa de parceiros internacionais. Também se propôs a ajudar nas tramitações dos tratados de livre-comércio no Congresso.
Outros encontros
Também nesta segunda-feira, os embaixadores foram recebidos em um almoço de negócios por empresários da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) e pelo prefeito de Florianópolis, Cesar Souza Junior. O presidente da Fiesc, Glauco José Côrte, disse que o estado é grande produtor de carnes, mas observou que os empresários locais podem aprofundar suas relações com países árabes em outros setores que ainda irão crescer.
“Podemos ampliar o setor metal mecânico e também a área de construção civil. É algo mais lento, os países são distantes, mas nós vamos continuar a incentivar essa iniciativa”, disse. A Fiesc e a Câmara Árabe já realizaram oito missões técnicas e comerciais com empresários da Fiesc para Dubai durante a realização da feira de construção Big 5 entre 2005 e 2012.
No encontro com o prefeito de Florianópolis, o embaixador do Egito, Hossameldin Ibrahim Zaki, afirmou que gostaria de conhecer o sistema de coleta de lixo reciclável de Florianópolis, a primeira capital brasileira, segundo o prefeito, a ter coleta desse tipo de resíduo em todo o seu território. Júnior se comprometeu a passar informações ao diplomata.
Júnior afirmou que Santa Catarina recebeu mais de dois milhões de turistas no verão e disse que parte desse fluxo é de árabes. Ele também afirmou que essa visita dos embaixadores poderá aprofundar a relação entre Santa Catarina e os países árabes, que já está consolidada mas poderá crescer mais depois desta visita.
O decano do Conselho de Embaixadores e representante da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben, observou que no primeiro dia a visita ao estado já começou a “se mostrar frutífera”. “O estado tem três grandes riquezas. Um povo trabalhador, uma beleza natural que incentiva o turismo como fonte de receitas e é muito forte nos setores agroindustrial, industrial, de serviço e infraestrutura. Nesse primeiro dia, a visita já mostrou que terá um bom resultado”, afirmou.
Presidente da Câmara Árabe, Marcelo Sallum, disse que o encontro dos embaixadores com empresários na Fiesc irá resultar em negócios no futuro. Nesta terça-feira os diplomatas irão se reunir com alguns dos empresários que foram à Fiesc para discutir oportunidades de negócios.
“Certamente esses encontros com o prefeito, o governador e os empresários contribuirão para o incremento das relações entre o estado e os países árabes. O encontro realizado na Fiesc, que é um antigo parceiro da Câmara Árabe e já participou de oito missões técnicas, foi uma excelente oportunidade para que os diplomatas apresentassem demandas e para que os empresários presentes apresentassem dados sobre a economia estadual”, afirmou Sallum. Esta é a terceira visita do Conselho de Embaixadores a Santa Catarina. As outras foram em 2005 e em 2008.
Participaram dos encontros nesta segunda-feira os embaixadores do Egito, Argélia, Marrocos, Kuwait, Tunísia, Omã, Jordânia,Catar, Palestina e Sudão e os encarregados de negócios da Arábia Saudita e da Mauritânia. O diretor do Departamento de Oriente Médio no Itamaraty, Carlos Ceglia, também acompanha a viagem.