São Paulo – Executivos e profissionais da área de construção, como engenharia e arquitetura, de seis países árabes vêm ao Brasil na próxima semana para participar de reuniões de negócios e visitas técnicas a empresas brasileiras.
Serão dez profissionais dos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Catar, Omã, Egito e Jordânia, que participarão de encontros com empresários brasileiros durante a Expo Revestir, maior feira do setor de revestimentos cerâmicos do Brasil. A feira acontece de 06 a 09 de março, em São Paulo. Entre as empresas e instituições que os árabes representam estão a Sociedade de Engenheiros do Catar e o Saudi Binladin Group.
A vinda dos árabes está sendo organizada pela Câmara de Comércio Árabe Brasileira, em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex). A seleção de empresas que participam do chamado “Projeto Comprador” foi feita de modo com que fossem trazidos os profissionais que decidem o material a ser usados nas obras.
“São os profissionais que verificam a qualidade do produto. Eles influenciam muito na decisão da compra”, destaca Michel Alaby, CEO da Câmara Árabe. A agenda do Projeto Comprador começa justamente com uma visita à entidade, no dia 06 de março, na qual os participantes assistirão a uma palestra sobre o mercado de casa e construção no Brasil.
As reuniões na Expo Revestir ocorrem nos dias 06 e 07 de março. Nos dias 08 e 09, os árabes visitarão três empresas de revestimentos, louças e metais sanitários: Deca, Gyotoku e Gail. Além disso, também farão uma visita guiada pela empreiteira Odebrecht ao Itaquerão, estádio em construção na zona leste de São Paulo.
De acordo com Alaby, os materiais de construção brasileiros mais vendidos no Golfo são granito, mármore e madeira. “O Brasil perdeu muita participação de mercado [na região] em função do aquecimento do mercado interno e perda de competitividade em relação ao custo Brasil”, aponta.
Paralelamente ao Projeto Comprador, acontece também o Projeto Imagem, que trará um jornalista especializado no setor de construção para acompanhar a feira e as visitas técnicas.

