Arábia Saudita sediará cúpula do G20 em novembro de 2020

Datas da 15ª edição do encontro de líderes foram anunciadas nesta quarta-feira, em Riad. Será a primeira reunião de cúpula do bloco no mundo árabe.

Da Redação
anba@anba.com.br

São Paulo – A 15ª Cúpula de Líderes do G20 será realizada em Riad, na Arábia Saudita, em 21 e 22 de novembro de 2020. Esta será a primeira vez que o encontro vai ocorrer num país árabe. A divulgação das datas foi feita nesta quarta-feira (17) pela Saudi Press Agency (SPA).

O G20 é formado pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Europeia. A Arábia Saudita é o único país árabe a integrar o bloco, do qual o Brasil também faz parte. Juntos, os países do G20 representam dois terços da população mundial, 85% da sua economia e 75% do comércio internacional.

A agência saudita informou que o reino pretende fortalecer ainda mais seus laços com outros países do G20 e chegar a um consenso internacional sobre os itens da agenda da cúpula. “A Arábia Saudita está totalmente comprometida com os objetivos do G20, com a estabilidade e prosperidade do sistema econômico internacional”, diz o comunicado.

No período que antecede a cúpula, a Arábia Saudita sediará reuniões ministeriais preparatórias, bem como reuniões para altos funcionários do governo e representantes de organizações internacionais do setor privado e da sociedade civil.

A cúpula do G20 de 2019 será realizada em 28 e 29 de junho, em Osaka, no Japão. A última ocorreu em Buenos Aires, na Argentina, no final do ano passado (foto).

Os países que fazem parte do G20 são: Brasil, África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia. Além disso, participam da cúpula líderes de países convidados e representantes de organizações internacionais convidadas, como o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (OMC).


Mikhael Klimentyev/Sputnik/AFP

Publicações relacionadas