Da redação*
São Paulo – A Arábia Saudita vai investir US$ 60 bilhões nos próximos 20 anos no abastecimento de água. Segundo o subsecretário de Planejamento e Desenvolvimento do Ministério das Águas e Energia Elétrica, Luai Almuslem, a demanda por água no país aumenta 6% a cada ano. As informações foram publicadas hoje (18) no site da TV Aljazeera na internet.
Almuslem explicou que cerca de US$ 40 bilhões serão custos de capital e o restante será custo operacional e de manutenção. Ele acrescentou que o valor aplicado poderá ser até maior, uma vez que a previsão de investimentos no setor é considerada conservadora.
O subsecretário disse também que está em fase final a criação de uma nova Empresa Nacional de Águas, que terá como objetivo auxiliar no abastecimento e que começará a funcionar ainda este mês.
Almuslem destacou que a demanda por água no país é de cerca de 5,7 milhões de metros cúbicos por dia, mas pode chegar a 10 milhões de metros cúbicos por dia nos próximos 20 anos. A demanda tem aumentado consideravelmente em toda a região do Golfo Arábico, devido ao crescimento econômico impulsionado pela alta do preço do petróleo.
*Tradução de Saleh Haidar