São Paulo – Importadores dos Emirados, Marrocos e Jordânia estarão no Paraná no próximo mês para conhecer mais de perto a produção local de móveis. Eles vão participar da Feira de Móveis do Paraná (Movelpar), em Arapongas, interior do estado. Um total de 40 importadores já confirmou presença na mostra. Parte deles – 20 empresários – virão à mostra convidados pelo Projeto Comprador, programa que traz compradores de outros países para rodadas de negócios com indústrias nacionais do segmento.
Emirados, Marrocos e Jordânia terão um representante cada um. Os importadores dos dois últimos países viajarão pelo Projeto Comprador e o dos Emirados virá por conta, já que participou da Movelpar pelo programa no ano passado. Dentro do Projeto Comprador estarão representados 15 países, segundo Ana Flávia Pigozzo, diretora da Conexão, empresa responsável pela organização das rodadas de negócios.
De acordo com Ana Flávia, até o ano passado não era comum importadores árabes participarem da Movelpar. Mas desde lá eles começaram a comparecer. "Os empresários de Arapongas foram a feiras na região e o interesse começou a ser despertado", explica. Segundo ela, a presença dos importadores árabes ajuda os empresários de Arapongas a conhecerem melhor a especificações e exigências daquele mercado.
Segundo a diretora, o tamanho dos guarda-roupas no mundo árabe, por exemplo, é maior em função do tipo de vestimentas usadas. Também são diferente os materiais usados na fabricação dos móveis em função das altas temperaturas. Diante da crise e das dificuldades enfrentadas por Estados Unidos e Europa, estes novos mercados, como o árabe, devem garantir as vendas. O pólo de Arapongas exporta principalmente para África e Caribe.
No ano passado, as indústrias de município e arredores tiveram crescimento de cerca de 10% nas exportações sobre 2007, ultrapassando US$ 70 milhões. Na região fica o segundo maior parque moveleiro do Brasil, com cerca de 50 anos de existência. De acordo com dados do Sindicato das Indústrias de Móveis de Arapongas (Sima), há 173 indústrias de móveis no município e 888 se levado em conta arredores. Elas respondem por 65% do Produto Interno Bruto (PIB) da cidade.
A Movelpar ocorre entre os dias 9 a 13 de março, no Centro de Eventos Expoara. A feira terá 180 expositores e espera receber 40 mil visitantes. Além de participar dos encontros, os importadores visitarão estandes e indústrias locais. Na última edição da feira, o Projeto Comprador gerou US$ 4,2 milhões em negócios imediatos. Um total de 69 empresas nacionais se encontrou com 25 empresários de 16 países.
O Projeto Comprador é uma parceria da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) com o Brazilian Furniture, programa de incentivo às exportações de móveis ligado da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (Abimóvel), e é realizado pelo Sima e a Expoara – Centro de Eventos.

